Brasileiro quer ir de NY ao Rio em barco feito de garrafas de plástico

Da Redação
Em São Paulo

O ciclista brasileiro José Geraldo de Souza Castro, conhecido como "Zé Pedal", que já deu a volta ao mundo nos anos 80 numa bicicleta, pretende percorrer os 23 mil km que separam Nova York do Rio de Janeiro pelo Atlântico em um barco construído com garrafas de plástico.

Com o lema "Da Liberdade ao Cristo", Zé Pedal quer sensibilizar com esta nova aventura as populações costeiras sobre a necessidade de manter limpos os rios, lagos e oceanos.

Segundo o ciclista, "se continuarmos sujando nossas águas, o futuro da vida do planeta está ameaçado".

Na primeira parte da viagem, Zé Pedal vai percorrer 3.000 km pelo Rio São Francisco durante 50 dias. Esta etapa da aventura começa na próxima sexta-feira, Dia Internacional da Água, na cidade mineira de Três Marias e termina em Aracajú, capital de Sergipe.

A travessia atlântica irá iniciar no dia 22 de março de 2003, a bordo de um barco construído com 180 garrafas de plástico de dois litros, partindo da estátua da Liberdade em Nova York até a capital carioca, numa viagem prevista para durar dois anos. A embarcação contará com um telefone satelital e um computador.

Como esta aventura tem um objetivo puramente ecológico, Zé do Pedal pretende limpar dez metros quadrados das praias onde irá dormir ao longo da viagem.

Aos 44 anos, divorciado e pai de dois filhos, ele sabe bem o que irá fazer: "Se tiver que acontecer alguma coisa, irá ocorrer", disse ao ser questionado se não tinha medo dos perigos do mar utilizando uma embarcação tão pouco sólida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos