Cientistas dos EUA descobrem mistério da ereção prolongada

Da Redação
Em São Paulo

Cientistas norte-americanos conseguiram descrever o mecanismo da ereção masculina, explicando pela primeira vez como se pode manter a ereção depois da primeira fase de excitação. Os estudos foram feitos com ratas e ratos geneticamente modificados.

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram há dez anos que a ereção é causada quando um pensamento erótico ou uma sensação física libera óxido nítrico nos nervos do pênis, estimulando o fluxo sanguíneo e a expansão dos tecidos. Mas essa resposta dura apenas alguns segundos.

O segredo para manter a ereção é a produção contínua de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos, segundo os cientistas, de acordo com o estudo que publicam na edição de amanhã da revista "PNAS" (www.pnas.org).

"A fisiologia da ereção é como dirigir um carro. Uma pessoa não pode simplesmente girar a chave e esperar que avance. Também precisa pisar e manter o acelerador", disse Arthur Burnett, professor de urologia na Johns Hopkins.

"Uma vez que o sangue começa a fluir no pênis, a fonte de ácido nítrico nos vasos sanguíneos deve ser continuamente ativada para que libere mais óxido nítrico, expandindo mais os tecidos fazendo fluir mais sangue para conseguir, assim, uma ereção mais durável", explicou Burnett.

O fluxo de sangue cria uma leve vibração na parede do vaso sanguíneo, o qual ativa a liberação de mais óxido nítrico das células endoteliais dessa parede.

A fonte de óxido nítrico no vaso sanguíneo é uma enzima que até agora é a peça perdida do quebra-cabeças, segundo Burnett.

Os cientistas esperam que a descoberta abra novos caminhos para o tratamento da disfunção erétil.

Leia também:

  • Pelé participa de campanha sobre problemas de ereção
  • Homens mais velhos têm melhor desempenho, diz médica

  • Receba notícias do UOL. É grátis!

    Facebook Messenger

    As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

    Começar agora

    Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos