Islândia inaugura Museu do Pênis

Da Redação
Em São Paulo

A Islândia possui inúmeras maravilhas naturais, desde geleiras até esguichos de água quente vulcânica, e até marcou um gol na seleção brasileira em um amistoso recente. Mas um habitante local optou por ignorar a geologia e o futebol impressionantes de seu país para dedicar-se ao estudo do pênis - mais precisamente, dos pênis de mamíferos naturais da região.

Numa viela que sai da principal rua comercial da capital Reykjavik se encontra um exemplo incomum do trabalho de toda a vida de um homem. É o Museu Falológico Islandês, mais conhecido como "museu do pênis".

O professor de história Sigurdur Hjartarson o construiu em 1997, depois de colecionar dezenas de pênis de diversos mamíferos.

O acervo tem desde o pênis de um hamster, que mede menos de dois milímetros, até os órgãos de gambás, carneiros, golfinhos e cavalos, sem falar naquele que é impossível deixar de notar: o de uma baleia assassina, que mede 2 metros de comprimento.

Fica claro que o visitante tem muito a aprender com Hjatarson sobre os pênis: muitos deles têm ossos, outros são repletos de óleo, etc. Mas o simpático islandês conta que a pergunta que mais ouve é simples: "Por que você criou esse museu?". Sua resposta: "Alguém tinha que fazê-lo, e coube a mim começar".

Depois de mais de 25 anos de tentativa e erro, Hjartarson desenvolveu diversos métodos para conservar suas amostras.

"Eu os preservo em formol. Outros, eu seco, esvazio e encho de sal. Tento métodos diferentes. É melhor do que conservar todos da mesma maneira".

Os métodos tornam a exposição mais interessante. Há pênis curtidos dependurados de cordas, pênis secos espalhados pelas parede, como troféus, e pênis em conserva sobre prateleiras.

O Museu Falológico possui uma coleção quase completa de 143 pênis de 41 mamíferos da Islândia. Mas, segundo Hjartarson, ainda faltam dois: o de uma espécie de baleia pequena e o de um humano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos