Saddam Hussein pode ser autor de romances no Iraque


Da Redação
Em São Paulo

A imprensa de Bagdá anunciou nesta quarta-feira que serão lançados em breve dois novos romances que jornalistas iraquianos acreditam ser de autoria do presidente Saddam Hussein.

Os jornais não identificaram o autor, mas deram uma pista bastante clara, dizendo que os livros são o terceiro e quarto de um escritor anônimo.

"Um dos dois romances será lançado no início de abril, e o segundo, mais tarde neste [neste ano]", disse a imprensa local, citando como fonte a agência de notícias oficial "INA".

Os dois romances anteriores, saudados pela mídia com críticas altamente elogiosas, foram "Al Qala'ah Al Hasinah" ("O Castelo Fortificado"), publicado no ano passado (na foto, sendo lido por um iraquiano), e "Zabibah wal Malik" ("Zabibah e o Rei"), que saiu em 2000.

Unindo romance com política, "Al Qala'ah Al Hasinah" conta a história de um ex-soldado na Guerra do Golfo, de 1991, que se apaixona por uma moça do norte do Iraque.

"Zabibah" é um romance trágico sobre um monarca que se apaixona por uma mulher mal casada. Mas, mesmo depois de separar-se do marido, ela recusa se casa com o rei.

Na história, Zabibah é violentada em 17 de janeiro, o mesmo dia em que forças lideradas pelos Estados Unidos lançaram a ofensiva que expulsou as tropas iraquianas do Kuait, em 1991, forçando a posterior rendição do Iraque e a decadência econômica do país, atribuídas ao regime de sanções imposto pela ONU.

No ano passado, a imprensa iraquiana disse que o livro estava sendo transformado em seriado de televisão em 20 episódios e em musical para o palco.

O jornal Babel, cujo proprietário é Uday, o filho mais velho de Saddam Hussein, disse que o presidente seria o autor mais provável de "Zabibah".

Os livros anteriores diziam que o escritor era humilde e modesto demais para revelar seu nome e que quaisquer lucros resultantes da publicação dos livros seriam distribuídos aos pobres, aos órfãos e a organizações assistenciais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos