Stripper, carteiro pró-drogas e cachorro concorrem à Presidência da França

Da Redação
Em São Paulo

Uma dançarina de strip-tease, um carteiro que defende a legalização da maconha e um pequeno cachorro chamado Saucisse (salsicha) tentam concorrer à Presidência da França neste ano e prometem esquentar uma campanha eleitoral até agora, para muitos, soinífera.

Cerca de 50 pré-candidatos, dos mais malucos aos mais sérios, têm esperanças de participar do primeiro turno das eleições presidenciais, que acontece no dia 21 de abril.

Excluindo-se a hipótese de uma surpresa de proporções gigantescas, nenhum deles deve conseguir passar para o segundo turno, em 5 de maio, quando se enfrentam os dois presidenciáveis mais votados.

Mas analistas disseram que o aumento no número de candidatos nanicos, o maior na história da França, revela uma desilusão crescente com o processo eleitoral.

O primeiro-ministro do país, Lionel Jospin, do Partido Socialista, deve enfrentar o atual presidente francês, Jacques Chirac, no segundo turno. Os dois encabeçam, com uma folgada margem, as pesquisas de intenção de voto.

Entre os pequenos candidatos estão a dançarina de strip-tease Cindy Lee, do Partido do Prazer.

"Não sei por que deveria ser tida como menos confiável do que os outros candidatos pelo simples fato de tirar minhas roupas", afirmou a loura ao jornal France Soir.

Ela não deve conseguir as 500 assinaturas de políticos eleitos para garantir sua candidatura no primeiro turno.

O pequeno Saucisse pode também não ultrapassar esse primeiro obstáculo. O cão conseguiu 4% dos votos nas eleições municipais de Marselha no ano passado.

Olivier Besancenot, 27, carteiro, outro dos pré-candidatos nanicos, defende uma semana de trabalho de quatro dias e a legalização da maconha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos