Ancestrais dos cães foram professores dos humanos

Da Redação
Em São Paulo

Cientistas australianos publicaram nesta terça-feira um estudo que mostra que ancestrais dos atuais cães podem ter transmitido importantes traços de comportamento ao homem há mais de 100 mil anos.

"Achamos que várias forças levaram ao desenvolvimento anatômico e comportamental dos humanos modernos, e que a relação próxima entre os ancestrais humanos e os lobos são um dos fatores-chave", disse Paul Tacon, pesquisador-chefe do Australian Museum.

Tacon e o bio-arqueólogo Colin Pardoe publicaram sua teoria na revista Nature Australia. Antes, a pesquisa foi submetida à avaliação de outros cientistas. Eles defendem que a parceria entre humanos e caninos data de 100 mil a 130 mil anos, muito mais do que se imagina normalmente.

Uma das pistas que Tacon seguiu é o forte sentimento de territorialidade dos humanos, que não existe em outros primatas. É uma característica que, segundo ele, pode ter sido copiada de lobos e cães, que marcam seu território com a urina.

Sem o olfato tão apurado, os homens teriam substituído essa tática por pinturas rupestres. "Isso acabou levando ao desenvolvimento de todos os tipos de arte figurativa, há 40 mil anos", disse Tacon.

Também a caça de grandes animais só foi possível com a cooperação de lobos. Isso permitiu ao homem sobreviver em ambientes hostis, como desertos e o Ártico.

Mais significativa nessa teoria é a idéia de que, ao aprender a domesticar lobos, o homem também descobriu como se relacionar melhor com seus semelhantes, e o intercâmbio de idéias que resultou disso favoreceu o rápido desenvolvimento humano. "Pela cooperação conseguimos feitos incríveis, como chegar à Lua, por exemplo", disse Tacon.

Os pesquisadores admitem que sua teoria ainda precisa de mais pesquisa. "Estamos olhando para o passado de uma nova perspectiva. E se pudermos trazer mais e mais perspectivas para nossa interpretação do passado, vamos ter uma aproximação mais exata do que acontecia", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos