Britânicos dormem com armas para se proteger

Da Redação
Em São Paulo

Milhares de britânicos preocupados com a questão da segurança estão dividindo suas camas com armas e quase metade deles estaria preparada para matar com elas, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

"Revólveres aparecem ao lado de tacos de beisebol e martelos entre os itens guardados por cerca de um em cada 10 moradores preocupados", informou a empresa de segurança Micromark, citando uma pesquisa conduzida por telefone com mil pessoas.

A empresa disse que oito% dos que dormem perto de uma arma tinha um revólver, o que significam quase 100 mil residências.

Mas uma porta-voz do Gabinete do Interior disse que à exceção de certos tipos de revólveres e espingardas, havia apenas 125 mil armas registradas na Inglaterra e no País de Gales.

Com o aumento só no mês de janeiro de 40% da violência nas ruas, a discussão de crimes se tornou um assunto polêmico na Grã-Bretanha. O governo britânico lançou um plano que prevê a libertação antecipada de presos não-violentos.

As mulheres apareceram como as maiores usuárias das armas de fogo, enquanto 44% daqueles que preferem dormir com uma arma embaixo do travesseiro se utilizavam de instrumentos como tacos de beisebol.

"Dez% das mulheres que têm uma arma escolheram um revólver, comparado com seis% dos homens", disse um porta-voz da Micromark à Reuters, acrescentando que o número de pessoas dormindo com armas está aumentando.

"Sessenta% dos entrevistados acredita que as pessoas têm o direito de defender a lei com suas próprias mãos...e quase metade estaria pronta para matar a fim de proteger suas famílias", disse a empresa.

"Estes são sinais preocupantes de uma população que acredita que a violência doméstica está ficando fora de controle", apontou Martin Burrekoven-Kalvea, de uma associação nacional de bairros.

A lei britânica não apoia a idéia de que a casa de um cidadão é seu castelo. O fazendeiro de Norfolk Tony Martin, por exemplo, está cumprindo cinco anos de prisão por ter matado um jovem assaltante em sua casa.

A pesquisa mostrou também que a posse de armas no interior era 10 vezes maior do que na cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos