Belgas trocam a melhor cerveja do mundo pelo café


Da Redação
Em São Paulo

Os belgas podem até ter orgulho de fabricar as melhores e mais variadas cervejas do mundo, como a Chimay (foto), mas eles andam trocando a bebida nacional por café, água e refrigerantes.

O consumo médio de cerveja entre os belgas caiu em um quarto nas duas últimas décadas, segundo um estudo conduzido pela Agência Nacional de Estatística. Em 1980, os belgas beberam cerca de 131,3 litros de cerveja, mas em 2000 essa média caiu para 98 litros.

No ano passado, os belgas ficaram na sétima posição no ranking dos maiores consumidores de cerveja, ficando atrás dos dinamarqueses, austríacos, luxemburgueses, irlandeses, alemães e tchecos, que são os que mais bebem cerveja - em média, 158,5 litros por ano.

Em 2001, a cerveja foi a quarta bebida mais popular no país, perdendo para os refrigerantes, água e o café - o campeão de consumo.

Um porta-voz da Federação Belga de Fabricantes de Cerveja disse que a preocupação crescente com a saúde e a segurança ao dirigir são algumas das causas para essa queda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos