Filipinos vão ser crucificados de verdade na Sexta-Feira Santa

Da Redação
Em São Paulo

Dez filipinos, inclusive uma mulher, vão reproduzir a crucificação de Jesus Cristo na Sexta-Feira Santa. Vai ser uma simulação realista: pregos vão ser enfiados em suas mãos e pés.

Nenhum dos voluntários à crucificação participa pela primeira vez do evento, afirmou Zollo Castro, chefe da comunidade San Pedro, em Cutud, cerca de 80 quilômetros ao norte de Manila (capital).

"Não há nenhum estreante. Todos já foram perfurados antes", disse Castro, que supervisiona o evento desde 1986.

A tradição, que se verifica apenas nas Filipinas, sobrevive aos protestos da poderosa Igreja Católica do país e atrai milhares de pessoas todos os anos. "Essa é nossa tradição. Não se pode deter a tradição, nem mesmo o papa pode fazê-lo", disse Castro.

O ritual acontece todo ano em uma pequena colina cercada por campos de arroz, um cenário diferente do monte árido onde Jesus, ao lado de dois outros ladrões, foi crucificado 2.000 anos atrás.

Não há voluntários estrangeiros neste ano, disse Castro, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, quando uma belga e um japonês também participaram do ritual.

Alguns carregam sozinhos suas cruzes para o topo do monte. Centenas de fiéis acompanham a procissão nas ruas, batendo-se nas costas com pequenas pontas de bambu atadas a tiras de pano, a fim de, segundo acreditam, livrarem-se de seus pecados.

Ruben Enaje fará o papel de Jesus Cristo na cerimônia, que acontece há cinco décadas e só não foi realizada em 1991, quando da erupção do monte Pinatubo.

O pintor de casas, 41, afirmou a um jornal local: "Isso aumentou minha fé no Senhor, deu-me paz de espírito em meio à pobreza e protegeu a mim e a minha família do mal."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos