Le Monde vai publicar notícias do New York Times sem traduzir

Da Redação
Em São Paulo

Em mais um episódio da invasão da língua inglesa na França, o jornal parisiense Le Monde anunciou neste terça-feira que vai publicar artigos selecionados do jornal norte-americano New York Times, sem tradução, nas edições de fim de semana.

O prestigioso jornal francês disse que vai lançar o suplemento de 12 páginas no sábado, publicando artigos em inglês do NYT sobre mundo, negócios, tecnologia, arte e assuntos ligados aos Estados Unidos.

"O Le Monde está respondendo às expectativas crescentes de seus leitores, que estão curiosos com o que acontece do outro lado do Atlântico", disse o diretor, Jean-Marie Colombani.

"É necessário conhecer melhor as opiniões, as análises e as opções dos norte-americanos - não as adotar, mas as compreender", completou.

Colombani mexeu com o orgulho gaulês depois dos ataques de 11 de setembro, ao publicar um editorial de primeira página expressando uma solidariedade inédita com Washington com o título "Somos todos americanos".

Uma semana depois, o jornal publicou uma página de artigos do NYT em inglês, para mostrar a seus leitores como o jornal de Nova York estava abordando a tragédia.

Publicar artigos de jornais dos EUA na França teria sido, há uma década, uma polêmica e um desperdício de dinheiro, uma vez que os intelectuais defendiam com unhas e dentes seu idioma e a forma singular de ver o mundo - a chamada "exceção francesa".

Mas a disseminação do inglês entre as gerações mais jovens e a maior familiaridade com os Estados Unidos - seja por viagens, seja pela TV e internet - mudaram o país, e a decisão do Le Monde acabou não gerando muita discussão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos