'Descendente' de Drácula instaura principado na Alemanha

Da Redação
Em São Paulo

Um "descendente" do famoso conde Drácula instaurou um principado no povoado de Schenkendorf (Leste da Alemanha), com a aprovação de seus 1.100 habitantes, em desacordo com o projeto do estado de Brandemburgo, que quer impor uma fusão com outro povoado.

A iniciativa do deputado democrata-cristão Rodolphe Vlad Dracula, príncipe Kretzulesco, que afirma ser descendente do clã que deu origem à lenda do vampiro da Transilvânia, vai transformar as instituições do povoado de Schenkendorf.

Os habitantes vão pagar um imposto ao principado, terão seu próprio governo, inclusive um presidente, o atual prefeito. O novo principado já tem sua própria bandeira, seu hino nacional, novos passaportes, e até sua próprias matrículas para os automóveis.

Para não desmentir a lenda, o senhor Drácula, 62, vive num castelo da Idade Média. Antes de se tornar o príncipe de Kretzulesco, o homem que na realidade se chama Ottomar Berbig, tinha um antiquário de Berlim. Até que um dia de 1987, o último descendente do clã Drácula se transformou em herdeiro e adotou seu sobrenome famoso.

As extravagâncias de Berbig contribuíram para a prosperidade da comunidade: restaurante de ambiente romântico-rústico no inverno do castelo, concertos nos jardins, visita das salas decoradas ao gosto dos adeptos de Drácula... O castelo é uma verdadeira empresa.

O projeto do governo regional de Brandemburgo de juntar algumas comunidades prósperas com outras menos em evidência começou a ser colocado em prática no dia 1§ de abril, sob protestos de muitos moradores.

Mas, no que diz respeito a Schenkendorf, cujas decisões contradizem totalmente a Constituição alemã, Brandemburgo optou até agora por não recorrer à repressão, preferindo considerar que se trata de um caso "divertido".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos