Filme mostra chilenos que amam Pinochet

Da Redação
Em São Paulo

Ricas donas-de-casa chilenas com cabelo tingido de loiro, um comandante militar bigodudo e defensor da disciplina rígida e um pixador têm algo em comum: todos eles adoram Augusto Pinochet.

Um documentário exibido no Chile pela primeira vez, na terça-feira, deu voz aos milhões de chilenos que não têm vergonha de admirar o ex-ditador, considerado por muitos como o responsável por abusos contra os direitos humanos durante 17 anos de regime repressor no país.

Chamado "Eu Amo Pinochet", o filme de 50 minutos mostra pinochetistas falando sobre seu orgulho do homem que consideram o salvador da pátria do comunismo pelo sangrento golpe de 1973.

Exibido apenas para convidados e jornalistas, a produção franco-chilena poderá, pelos esforços de seus realizadores, acabar sendo mostrada nos cinemas.

"Eu o amo da mesma forma que amo meu pai. Ele nos salvou e nos deu a liberdade", disse um garoto pré-adolescente, às lágrimas.

Seu pai, Israel Arcos, aparece no filme pixando "Viva Pinochet" em um ônibus público e rezando antes do jantar em sua simples residência.

O filme leva os espectadores a uma viagem pelas ruas ricas do leste de Santiago, onde há escritórios elegantes e sofisticados restaurantes de frutos do mar, abertos durante o "boom" econômico da década de 1990 atribuído a Pinochet pela direita do país.

"Da dor do parto nasce um novo país, e hoje temos um novo Chile", diz o advogado Fernando Barros, vestido em roupas caras.

A platéia pareceu não concordar, com vaias, risos e gritos de "mentira" durante a exibição do filme.

A diretora Marcela Said disse que decidiu fazer o documentário ao ver pessoas defendendo Pinochet com veemência quando ele foi preso na Inglaterra em 1998 sob acusações de abusos de direitos humanos.

"O que descobri foi que no Chile uma grande parte da sociedade é a favor do autoritarismo", disse ela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos