Norte-americanos acreditam que estão ficando mais mal-educados

Da Redação
Em São Paulo

Norte-americanos mal-educados parecem estar em todos os lugares e em um número cada vez maior. Pelo menos nisso acreditam os próprios norte-americanos.

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira pela Public Agenda, uma organização não-lucrativa de opinião pública, afirmou que três de cada cinco pessoas acreditavam que o comportamento grosseiro e egoísta havia se tornado mais freqüente nas estradas e nas lojas nos últimos anos.

"A falta de modos para os norte-americanos não se trata de confundir o garfo da salada com o do prato principal", afirmou Deborah Wadsworth, presidente do Public Agenda.

"Trata-se do ataque diário de egoísmo, do comportamento individualista que os toma nas estradas, no escritório, na TV, nas lojas e em várias outras situações nas quais encontram outros norte-americanos."

Segundo a pesquisa, "Aggravating Circumstances - A Status Report on Rudeness in America", 73% dos entrevistados acham que os norte-americanos se tratavam com mais respeito no passado. Do total, 21% consideraram isso uma falsa nostalgia.

Uma maioria considerável dos entrevistados acredita que os norte-americanos tornaram-se mais atenciosos depois dos ataques de 11 de setembro, mas um número muito menor acreditava que essa situação não duraria muito.

O mau atendimento dispensado por funcionários de lojas fez com que 45% dos entrevistados deixassem um estabelecimento comercial no ano passado. Uma reclamação constante era de que os vendedores agiam como se os clientes não existissem.

Foram entrevistados 2.013 adultos de todo o país, por telefone, entre 2 de janeiro e 23 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos