Zelador de Chicago processa Eddie Murphy por suposto roubo de idéia

Da Redação
Em São Paulo

Um zelador de Chicago está processando Eddie Murphy e outros produtores ligados ao já extinto seriado animado "The PJs", argumentando que roubaram sua imagem de uma fita de vídeo amador e a transformaram num personagem do programa.

No processo, aberto em 22 de março no Tribunal Distrital de Illinois, o zelador Tally Collier está pedindo cerca de US$ 75 mil em danos reais e mais de US$ 10 milhões em danos punitivos do ator americano e outros produtores de "PJs", incluindo os sócios majoritários da Image Entertainment: Ron Howard, Brian Grazer e Tony Krantz.

Outros réus no processo incluem os estúdios Will Vinton, que criaram o formato animado do seriado, e a Fox, primeira rede de TV a colocar a atração no ar.

Collier afirma que Eddie Murphy e outros basearam o programa num documentário amador, estrelado pelo zelador, sobre a vida nos conjuntos habitacionais de baixo padrão de Chicago. Ele acredita que os réus tomaram conhecimento do vídeo depois que foi enviado ao programa de Oprah Winfrey, no início de 1998.

Consta que o criador do documentário, Daryl Murphy (que não é parente de Eddie), esperava que seu trabalho fosse transformado num segmento do talk show da apresentadora. A equipe do programa de Oprah nunca respondeu, mas Collier afirma que, mesmo assim, vê semelhanças entre o vídeo amador e "The PJs".

A série, que estreou na Fox em janeiro de 1999 e passou a ser exibido pela Warner Brothers na temporada de 2000-01, era uma visão cômica de uma família que mora num conjunto habitacional. Eddie Murphy era um de seus produtores executivos e também fazia a voz do personagem central, o zelador chefe Thurgoode Orenthal Stubbs.

Além do fato de o vídeo de Daryl Murphy acontecer num conjunto habitacional, a ação aberta pelo zelador cita outras semelhanças, entre elas a de que o personagem Sanchez, é uma cópia perfeita de sua própria pessoa.

Ambos falam com a ajuda de uma caixa eletrônica de voz e andam com a ajuda de bengala. Collier acha que outros personagens do seriado também são cópias de pessoas que aparecem no vídeo de Daryl Murphy.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos