Jornais pedem renúncia do cardeal de Boston por esconder casos de assédio


Da Redação
Em São Paulo

O clamor pela renúncia do cardeal de Boston, Bernard Law (foto), cresceu nesta quarta-feira, quando influentes jornais locais se uniram às vozes que pedem sua demissão por cumplicidade em dezenas de supostos abusos contra adolescentes.

O jornal Boston Globe pediu pela primeira vez a renúncia do cardeal, depois da publicação, na última segunda-feira, de 800 páginas de documentos entregues à Justiça que demonstram que a hierarquia da Igreja local sabia durante décadas que sacerdotes estavam supostamente abusando sexualmente de crianças.

"Law não pode ignorar que uma grande proporção da comunidade católica da região perdeu a fé em sua liderança", escreveu em um editorial o Boston Globe.

Os documentos "eliminam qualquer esperança de que a liderança da Arquidiocese de Boston possa restabelecer sua credibilidade", disse o jornal em editorial.

Outro jornal da região, o Manchester Union-Leader, que é o mais importante de New Hampshire, também pediu esta quarta-feira a renúncia de Law, que dirige a terceira Arquidiocese mais importante dos Estados Unidos, depois das de Califórnia e Nova York.

Law ainda não respondeu diretamente às acusações de cumplicidade lançadas segunda-feira contra ele por uma suposta vítima de um padre, paul Shanley, nem à publicação dos documentos, que revelam que a Arquidiocese sabia pelo menos desde 1967 que o padre havia supostamente abusado de menores, mas que nada fez para impedir e que, ao contrário, continuou a protegê-lo.

Na terça-feira, um dia depois da publicação dos documentos, a Arquidiocese de Boston admitiu em um comunicado que sua política em relação a acusações de abusos sexuais supostamente praticados por sacerdotes tinha sido "inadequada" no passado, prometendo que de agora em diante averá uma "tolerância zero" para esses abusos.

Leia também:

  • Cleveland suspende 9 padres por acusações de assédio
  • Justiça diz que Igreja protegeu padre acusado de molestar 26 crianças
  • Igreja de Nova York afasta 6 padres suspeitos
  • Padre suspeito de abuso aparece morto a bala
  • Padre é preso em NY sob acusação de abuso
  • Igreja de Boston escondeu padre acusado de pedofilia
  • Pedofilia leva bispo irlandês à renúncia
  • Arcebispo polonês acusado de assédio sexual entrega o cargo
  • Escândalos sexuais e saúde do papa marcam feriado no Vaticano






  • Receba notícias do UOL. É grátis!

    Facebook Messenger

    As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

    Começar agora

    Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos