Ventos fazem areia do Saara chover na Suíça

Da Redação
Em São Paulo

Ventos anômalos que atravessaran o mar Mediterrâneo no início desta semana carregaram 80 mil toneladas de areia do deserto do Saara até o oeste da Suíça, informaram autoridades nesta quarta-feira.

O fenômeno, que atrapalhou a vida dos turistas nas estações de esqui, fez a alegria dos lava-rápidos. A areia fez as montanhas com neve ficarem marrons e encheu de pó milhares de veículos estacionados. A "chuva de areia" aconteceu na noite de domingo, e o movimento nos lava-rápidos explodiu nos dois dias seguintes.

Uma grande avenida no centro de Genebra ficou bloqueada durante a manhã desta quarta, enquanto uma fila de limousines e carros menores, todos cobertos pela poeira vermelha, espalhavam-se por vários quarteirões para obter o serviço.

"Eu não consegui lavar (o carro) ontem", disse um motorista de uma empresa multinacional. "Havia centenas de pessoas em todo lugar tentando fazer a mesma coisa."

O departamento de meteorologia disse que uma pesquisa mostrou que a areia, em quantidade capaz de lotar centenas de caminhões, foi sugada para dentro de nuvens de água, neve e gelo pelo vapor de água na última sexta-feira, no oeste da Argélia e no leste de Marrocos.

Uma depressão atmosférica levou as nuvens para além do Mediterrâneo, perto do Estreito de Gibraltar.

Viajando em direção à costa no leste da Espanha e para o Vale do Rhone, na França, a cerca de 40 km/h, as nuvens ficaram bloqueadas sobre o lago Genebra por uma frente fria vinda da Escandinávia, o que provocou a chuva, disse uma autoridade meteorológica.

Estações de esqui na Suíça como Vebier e Zermatt e outras, nos Alpes Suíços, ficaram marrons, e muitos turistas abandonaram os planos de uma longa temporada no local, disseram autoridades do departamento de turismo.

Autoridades ambientais do distrito de Genebra afirmam que os grãos de areia eram muito grandes para serem inalados e era improvável que pudessem causar qualquer problema de saúde à população.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos