Museu do Camboja despeja a maior colônia de morcegos do mundo

Da Redação
Em São Paulo

O mundo acaba de perder a maior colônia de morcegos a habitar uma estrutura feita pelo homem. Os animais foram despejados para salvar séculos de história cambojana.

Os visitantes da capital do Camboja, Phnom Penh, não presenciarão mais o vôo crepuscular de mais de 2 milhões de morcegos do telhado do Museu Nacional.

A colônia gigante foi expulsa da casa que habitava desde abril de 1975, quando o comunista Khmer Vermelho esvaziou Phnom Penh de sua população, no início de seu reino de terror de quatro anos.

Ninguém sabe para onde os morcegos foram depois da expulsão, que deu fim a uma disputa entre ativistas ambientais e curadores de uma das mais importantes coleções de artefatos antigos do país.

"O museu está melhor agora, sem mau cheiro", disse o diretor da instituição, Khun Samean. "Em nenhum outro lugar do mundo havia um museu com morcegos."

O debate começou em meados da década de 1990. A colônia depositava toneladas de detritos ricos em nitrogênio, o guano, atraindo uma quantidade incalculável de moscas, piolhos e baratas. Tal inconveniência não compensava a pequena receita da venda da substância, usada como fertilizante.

O museu resolveu o problema de forma simples: foram instaladas telas durante a noite, de forma que os morcegos não conseguiram voltar depois de sair em sua busca noturna por comida.

Os ambientalistas não acreditam que foi uma vantagem, no entanto.

"Em uma edificação, era a maior colônia do mundo", disse Joe Walston, conselheiro técnico da Wildlife Conservation Society, grupo ecológico de Nova York. Ele diz que os morcegos provavelmente morrerão, uma vez que não conseguem sobreviver em grupos pequenos.

A perda dos animais - da espécie de lábios enrugados, considerados raros - poderá ter conseqüências ambientais para a cidade.

O diretor do museu não se arrepende. Para ele, a saúde dos funcionários e visitantes estava ameaçada, e o mais importante acervo de objetos antigos do país corria o risco de desaparecer.

"Se as pessoas querem ver morcegos, vão para a província de Battambang. Há muitas colônias lá", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos