Artista chinês comerá carne de bebê morto ao vivo na TV

Da Redação
Em São Paulo

Isso é o que pode ser chamado de ceia de fim de ano pouco ortodoxa. A televisão britânica exibirá na quinta-feira um programa sobre "arte chinesa" onde um artista performático aparecerá comendo a carne de um bebê morto, informou o site Ananova nesta segunda-feira.

O programa "Beijing Swings", do Channel 4, é um documentário sobre as práticas extremas de alguns artistas chineses.

O artista-canibal Zhu Yu, que aparecerá comendo pedaços do cadáver de um natimorto, se diz cristão e afirma que sua intenção é explorar o espaço entre a moralidade e a lei.

"Nenhuma religião proíbe o canibalismo. Também não encontrei nenhuma lei que nos proíbe de comer gente", disse ele ao jornal Media Guardian.

Outra performance polêmica é a de um homem bebendo vinho em um copo com um pênis amputado.Conservadores e autoridades chinesas expressaram seu repúdio ao documentário, que irá ao ar na noite de quinta-feira, com uma advertência para pessoas que podem se sentir ofendidas.

O apresentador do documentário, no entanto, defendeu o programa. "Vale a pena tentar entender porque a China está produzindo a arte mais chocante e mais sombria do mundo", disse o crítico de arte Waldemar Januszczak, em entrevista sobre seu programa na Radio BBC.

O programa vai ao ar um mês depois do Channel 4 ter exibido uma autópsia feita por um artista para um grupo de convidados.

As informações são da Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos