Lado preferido para virar a cabeça ao beijar é definido no útero

Da Redação
Em São Paulo

É de pequeno que se torce o pescoço.

O jeito como as pessoas beijam, virando a cabeça para a direita ou esquerda, é uma característica que se desenvolve no útero e que pode durar por toda a vida, disse um psicólogo alemão.

Embora possam não perceber, as pessoas inclinam a cabeça para um mesmo lado antes de beijar os lábios de outra pessoa. Se duvida, faça o teste.

A preferência de virar a cabeça para a direita é um dos exemplos mais precoces da assimetria comportamental (heim?), e os cientistas suspeitam de que influi na lateralidade, como favorecer o movimento do pé, ouvido ou olho direito.

Para provar a hipótese, Gunturkun observou secretamente 124 beijos de casais em aeroportos internacionais nos Estados Unidos, Alemanha e Turquia.

O paciente pesquisador descobriu uma relação de cerca de 2 para 1 nas pessoas que inclinavam a cabeça para a direita ao beijar.

"A preferência de inclinar a cabeça para o lado direito (...) prevalece por toda a vida, então isto pode ser o agente-chave para induzir todas as outras assimetrias que têm nosso cérebro", comentou em uma entrevista.

A famosa escultura de Augusto Rodin "O Beijo", ao que parece, sustenta a descoberta de Gunturkun, pois o casal está com as cabeças inclinadas para o lado direito. UOL Tablóide também é cultura.



As informações são da Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos