Ator de Chaves e Chapolim lança livro de poesia

Da Redação
Em São Paulo

Não confunda o ator com os personagens, senão não dá para levar a sério. O mexicano Roberto Gómez Bolaños, intérprete dos impagáveis Chaves e Chapolim, lançará na próxima semana seu primeiro livro de poesia, "... Y también poemas".

Bolaños, de 74 anos, já havia incursionado na literatura com uma autobiografia, além de ter escrito vários roteiros para cinema e televisão. Em seus versos, o homem-que-foi-o-Chapolim aborda o futebol, a risada e a si mesmo.

Exemplo da poesia "bolanística":

"Risas que son oda y canto/ gritos de triunfo, poesía/ acicate en la alegría/ paliativo en el quebranto/ A la vida, por lo tanto/ le tengo que agradecer/ que por mi doble que hacer/ escritor y comediante/ es la risa mi constante/ y fascinante placer"

(Algo como: "Risos que são ode e canto/ gritos de triunfo, poesia/ estímulo na alegria/ paliativo na dor/ À vida, por tudo/ tenho que agradecer/ que me fez duplo/ escritor e comediante/ é o riso o meu constante/ e fascinante prazer")

Enquanto "... Y también poemas" não é traduzido para o português, os fãs de Bolaños (são mais do que você pensa, acredite) podem curtir a figura nos seriados "Chaves" e "Chapolim", que ainda são exibidos pelo SBT. E que não deixarão de ser exibidos tão cedo, pelo visto.

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos