Brasileira burla a segurança e se "infiltra" entre os jornalistas para acompanhar as misses

Pedro Cirne
Do UOL Tabloide
Enviado especial a Nassau (Bahamas)

  • Pedro Cirne/UOL

    A brasileira Rafaela mostra fotos tiradas ao repórter de Aruba

Uma cena inusitada marcou ontem (dia 20) a "despedida" das misses da população bahamense (elas não foram embora de Nassau, mas estão "reclusas" em ensaios e mais ensaios): uma jovem de 18 anos burlou a segurança e se infiltrou entre os jornalistas que, por cerca de quatro horas, ficaram atrás das misses. Uma jovem brasileira, aliás.

Rafaela Giordano, 18 anos, é paulista de Piracicaba, mas mora em Nova York há pouco mais de um mês. De férias, chegou na quinta (dia 20) a Nassau, onde ficará até o próximo sábado. Ela não sabia que Bahamas está recebendo o Miss Universo 2009, mas, no hotel em que estava hospedada, conheceu assim que chegou um jornalista de Aruba devidamente credenciado para o evento.

O simpático arubano não pensou duas vezes e convidou a brasileira para ir com ele acompanhar as misses com ele. "Venha", disse ele, "eu digo que você é minha mulher e será tudo OK". Ela aceitou, mas, para despistar, disse que tinha namorado.

E enquanto o arubano filmava as beldades para a TeleAruba, Rafaela o ajudava fotografando a Miss Aruba, Dianne Cross. Não é fotógrafa ou jornalista: já deu aulas de balé e estudou o primeiro ano de educação física na faculdade, antes de trocar o Brasil por um ano nos Estados Unidos.

A escolha para os dois dias em Bahamas foi praticamente casual - e financeira. "Estava em promoção: paguei US$ 50 (cerca de R$ 92) na passagem, incluindo as taxas", conta. "Nossas praias no Brasil são lindas, mas aqui são diferentes. É muito limpo!"

  • Pedro Cirne/UOL

    Rafaela (à dir.) fotografa a Miss Universo 2008, Dayana Mendoza (à esq., com o ombro de fora)

Rafaela responde às perguntas que lhe são feitas, empunha a máquina fotográfica emprestada e segue tentando conseguir um bom ângulo da Miss Aruba.

"O que eu quero dessa vida é viajar pelo mundo...", diz, enquanto busca uma posição. Depois, encara o Editor do UOL Tabloide e pergunta: "Acho que vou fazer jornalismo... Vocês só vivem nessa vida boa?".

A resposta evasiva do Editor do UOL Tabloide vem acompanhada de outra pergunta: será que esse envolvimento casual com o Miss Universo não teria começado com uma sofisticada cantada do amigo arubano? "Maybe" ("talvez", em inglês), responde, sorrindo, e segue atrás da Miss Aruba. O show não pode parar: ela continua, mesmo sem credencial, entrando onde não pode.

"Esse é o jeitinho brasileiro em ação?", ela ouve. E Rafaela responde, sorrindo: "sempre!".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos