Topo

Norte-americana é eleita Miss Mundo 2010

Jason Lee/Reuters
Alexandria Mills: 3º lugar no Miss Top Model, 2º no Miss Beleza de Praia e eleita Miss Mundo! Imagem: Jason Lee/Reuters

Do UOL Tabloide

Em São Paulo

30/10/2010 12h02

Não deu, Brasil... a norte-americana Alexandria Mills venceu as demais 114, inclusive a deslumbrante brasileira Kamilla Salgado, e foi coroada a 60ª Miss Mundo. O concurso foi realizado na manhã deste sábado (noite, no horário local) em Sanya, na China.

Das 115 candidatas, cinco avançaram à semifinal por meio das provas classificatórias disputadas durante a semana: Quênia (Beleza com Propósito), Irlanda (Miss Talento), Noruega (Miss Top Model), Irlanda do Norte (Miss Esportiva) e Porto Rico (Beleza de Praia).

A essas cinco, juntaram-se mais 20 beldades, anunciadas no decorrer do concurso: África do Sul, Alemanha, Bahamas, Botsuana, Canadá, China, Colômbia, Escócia, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Mongólia, Namíbia, Paraguai, Polinésia Francesa, Rússia, Santa Lúcia, Tailândia e Venezuela.
 

O MISS MUNDO EM FOTOS

  • Divulgação

    A irlandesa Emma Britt Waldron (à direita)
    recebe o prêmio por vencer a prova de talentos

Finalistas
O grupo das sete finalistas representou quatro continentes - a Oceania ficou de fora, mas estavam lá África (Botsuana), Ásia (a anfitriã China), América (Estados Unidos e Venezuela) e Europa (Irlanda, Itália e Noruega).

Alexandria Mills é a terceira norte-americana a vencer o Miss Mundo. Antes dela, foram coroadas Marjorie Wallace, em 1973, e Alexandria Mills, em 1990.

Mills já havia ido bem nas provas classificatórias: ficou em segundo lugar no Miss Beleza de Praia e em terceiro no Miss Top Model. Nada mal, hein?

Com estas credenciais, não deve ter sido difícil para as juradas (todas ex-Miss Mundo, nesta edição especial de 60 anos do concurso) escolherem a norte-americana. Emma Wareus, de Bostuana, ficou em segundo lugar e a venezuelana Adriana Vasini, em terceiro.

PRÊMIOS PARALELOS
DO MISS MUNDO 2010

Beleza com Propósito:Quênia
Miss Talento:Irlanda
Miss Top Model:Noruega
Miss Esportiva:Irlanda do Norte
Miss Beleza de Praia:Porto Rico
Melhor Vestido:Polinésia Francesa

Brasileiras
Parafraseando o imperador (com algumas mudanças), para a tristeza de todos e felicidade geral da nação brasileira, o Miss Mundo não costuma valorizar a beleza verde-e-amarela. Tanto que em apenas uma ocasião uma brasileira venceu o concurso: Lúcia Petterle, em 1971.

Neste ano, Kamilla Salgado, que liderava as bolsas de apostas, não foi selecionada entre as 25 semifinalistas do concurso e ficou entre as top 20 em apenas uma das quatro provas classificatórias: a Miss Esportiva. Nas outras provas que foram divididas em etapas, ela não se classificou.

Clique aqui e reveja como a paraense Kamilla Salgado foi eleita a representante do Brasil no Miss Mundo 2010.