Topo

Entenda as diferenças entre Miss Universo e Miss Mundo, veja as 89 candidatas e escolha a sua preferida

Do UOL Tabloide<br>Em São Paulo

06/09/2011 07h00

A essa altura, a menos que você tenha passado os últimos meses em uma caverna sem internet wi-fi, você já sabe que vem aí o concurso de Miss Universo, certo? E já decorou alguns nomes de beldades para procurar no dia da transmissão, confere?

Mas, claro, não sabe a diferença entre este concurso e o de Miss Mundo. Pois nada tema, o UOL Tabloide está aqui para resolver o problema.

No início, há 60 anos, havia o Miss Mundo, idealizado pelo ricaço britânico Eric Mosley em 1951. Muito antes de haver um #Lingerieday e das mídias sociais, o Miss Mundo surgiu como um festival de biquíni, algo  pioneiro para a época. No final da década de 50, a competição passou a ser transmitida pela BBC, fez sucesso e ganhou fama mundial.

O Miss Universo surgiu um ano depois, em 1952, na Califórnia. A empresa Pacific Mills criou um concurso para divulgar sua nova coleção de trajes de banho. Para bombar o produto, a competição ganhou o nada pomposo nome de Miss Universo. Uma sucessão de beldades depois, em 1966, o multimilionário Donald Trump comprou os direitos do evento. O Miss Universo passou a ser transmitido ao vivo pelas redes americanas de TV. Daí, ganhou o mundo. (Comentário do Editor do UOL Tabloide: neste ano, Trump anunciou candidatura à presidência dos EUA, mas depois desistiu. Se usasse como plataforma a globalização do Miss Universo, talvez tivesse mais chances.)

Volume

Na edição de 2011, o Miss Universo é disputado por beldades de 89 países, enquanto o Miss Mundo reúne mais de 100 competidoras. Explica-se a diferença numérica: a organização do Miss Universo cobra uma taxa de licenciamento dos países interessados na competição. Se não pagar, não participa.

O Miss Universo é mais valorizado aqui pros lados da América Latina. Em terras brasileiras, a TV Bandeirantes adquiriu os direitos e exibe o concurso nacional há nove anos.

Tanto é assim que a vencedora do Miss Brasil vai para o Miss Universo, e durante alguns anos, a segunda colocada no concurso brasileiro concorria no Miss Mundo, mais prestigiado pros lados da Europa e da Ásia.

Desde 2006 no entanto, o Brasil tem um concurso específico que leva ao Miss Mundo, para não confundir, o nome do certame é Miss Mundo Brasil e as candidatas são nomeadas como Miss Mundo Rio de Janeiro, Miss Mundo São Paulo...

Desempenho do Brasil

O Brasil teve representantes vencedoras nas duas competições. Lúcia Tavares Petterle faturou o Miss Mundo em 1971. No Miss Universo, a coroa da beleza ficou com Ieda Maria Vargas (1963) e Martha Vasconcellos (1968). Como menção honrosa, vale lembrar da mineira Natália Guimarães, que quase chegou lá - vice-campeã - no Miss Universo 2007.

Fora tudo isso, há mais concursos de beleza no planeta do que fazem supor estas duas disputas. Além do Miss Mundo, há mais concursos internacionais de beldade, como o Miss Beleza Internacional e o Miss Terra.

Ufa! É muita mulher para um Editor do UOL Tabloide só.