PUBLICIDADE
Topo

Brasil ganhou Miss Mundo apenas uma vez; veja curiosidades do concurso

Do UOL Tabloide<br>Em São Paulo

05/11/2011 07h00

TÍTULOS POR PAÍSES

PaísesNúmero de títulos
Índia5
Reino Unido4
EUA, Islândia, Jamaica e Suécia3
7 países2
Brasil e outros 19 países1

Em Londres, neste domingo (6), o Brasil tenta, com a miss Juceila Bueno, quebrar uma escrita de 40 anos e conquistar o Miss Mundo. A única brasileira a ganhar o concurso foi a carioca Lúcia Petterle, em 1971.

Antes de vencer o concurso em Londres, Lúcia já havia sido coroada Miss Tijuca Tênis Clube, Miss Estado da Guanabara e ficou em segundo lugar no Miss Brasil, que deu o direito de competir no Miss Mundo.

Na Inglaterra, a brasileira conquistou a coroa sobre 55 candidatas, apesar dos protestos de grupos feministas.

Lúcia chegou a causar polêmica quando se recusou a passar as festas de fim de ano com soldados americanos no Vietnã. Hoje, ela é médica e trabalha no Rio de Janeiro.

O Miss Mundo é o mais antigo concurso internacional de beleza que ainda é organizado. Foi criado em 1951, no Reino Unido. 

A primeira vencedora foi a sueca Kiki Håkansson no ano seguinte, ela passou a coroa para a compatriota May Louise Flodin. 

Além da Suécia, somente o Reino Unido, em 1965 e 1966, e a Índia, em 1999 e 2000, conseguiram conquistar a coroa de maneira consecutiva.

MISS BRASIL MUNDO 2011

  • Relembre como foi o concurso que qualificou Juceila Bueno para representar o Brasil em Londres

O concurso já se envolveu em algumas polêmicas. Em 1974, a vencedora, Helen Morgan, do Reino Unido, foi obrigada a devolver a coroa depois que foi descoberto que ela era mãe solteira. 

A vencedora de 1980, a alemã Gabriella Brum, renunciou ao título alegando que seu namorado desaprovava o concurso. Poucos dias depois, foi descoberto que ela havia posado nua a uma revista. 

A israelense Linor Abargil, vencedora de 1998, revelou ter sido estuprada somente dois meses antes do concurso. O estuprador foi preso e condenado.