Topo

Paranaense vence Miss Surda Brasil 2013 e representará país na República Tcheca

A paranaense Thaisy Payo, Miss Surda Brasil 2013 - Divulgação
A paranaense Thaisy Payo, Miss Surda Brasil 2013 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 15h23Atualizada em 05/02/2013 15h24

A paranaense Thaisy Payo, 25, venceu o Miss Surda Brasil 2013 e vai representar o país na disputa pelo título internacional de Miss Deaf World, que este ano será em Praga, na República Tcheca. O concurso aconteceu neste final de semana em Fortaleza, no Ceará.

Thaisy, que tem 1,72 m de altura e é formada em Farmácia, disputou a vaga com outras 18 meninas. Em segundo lugar ficou a representante do Mato Grosso do Sul, Laís Gonçalves, 22, que vai lutar pela coroa de Miss Deaf International, nos Estados Unidos.

Em terceiro lugar ficou a Miss Surda Rio Grande do Norte, Isabel Maia, 23.

O concurso fez uma homenagem a Luiz Gonzaga. As candidatas desfilaram em traje típico, traje de banho e traje de gala. A apresentação do certame ficou a cargo de Vanessa Vidal, modelo que foi a segunda colocada no Miss Brasil 2008 e ficou com o título de Miss Brasil Beleza Internacional daquele ano.

Vidal foi a primeira surda a participar de um concurso de beleza no país, de acordo com nota de divulgação do concurso. Ela disputou o Miss Deaf World em 2011, também na República Tcheca.

Em 2012, a cearense Bruna Barroso venceu o título de Miss Surda Brasil. Sua vice, a matogrossesnse Reanny de Oliveira, ficou em segundo lugar no Miss Deaf International, realizado em Ancara, na Turquia.

Ainda segundo a nota, quase toda a equipe de organização do evento, desde estilistas até a equipe administrativa, foi composta por surdos.

A vencedora do melhor traje típico foi a Miss Surda Amazonas, Danielle Cruz. A miss simpatia deste ano foi a catarinense Luana Ouriques.