Topo

Ao se preparar para Miss Brasil, beldades fecham a boca, suam, sofrem, mas não descem do salto

Bárbara Paludeti

Do UOL, em Belo Horizonte

24/09/2013 06h00

As 27 candidatas à coroa de Miss Brasil 2013 dão um duro danado para manter a forma e se preparar para o concurso. Muitas fecharam a boca --tirando aquelas que têm a genética privilegiada--, passaram por tratamentos estéticos por vezes dolorosos, ralaram na academia, fizeram aula de etiqueta, passarela, inglês e até português. Tudo isso porque a vida de miss não é apenas acenar e sorrir...

Lisianny Nascimento Bispo, Miss Sergipe, contou que fez diversas sessões de clareamento dentário, drenagem linfática e tintura de cabelo. “Nenhuma miss sai do concurso estadual 100% preparada para o Miss Brasil”, frisou.

Bianca Matte, Miss Roraima, tem um segredinho para deixar a pele em dia: “Uso cremes à noite, acho muito bom”. Cristina Alves, Miss Rio Grande do Norte, disse que fez alguns tratamentos dentários, mas que não “viveu em clínica de estética”.

Isis Stocco, Miss Paraná, conta que teve a consultoria de um cirurgião. “Tive acompanhamento de um médico cirurgião que dizia ‘vamos levantar um pouquinho a sobrancelha’, mas nada de intervenção cirúrgica”.

Cursos e mais cursos

Sileimã Alves Pinheiro, Miss Goiás, fez cursos de inglês e de reciclagem de maquiagem e cabelo. “Fiz aulas de passarela e oratória”, contou Jeane Aguiar, Miss Rondônia. “Fiz curso de português. Como sou do interior, meu ‘erre’ é muito puxado, eu falava muito errado, e como eu sou da fazenda, isso piora um pouco mais. Estou conseguindo melhorar, fiz aula de oratória, passarela, dança, tudo que estava ao meu alcance, fiz”, explica a esforçada Patrícia Barbosa, Miss Mato Grosso do Sul.

Bruna Michels, a Miss São Paulo, diz que fez curso de etiqueta “para aprender a sentar, comer, se portar, melhorar a postura e dicção”. Janaína Barcelos, Miss Minas Gerais, disse que sua preparação começou há muitos anos. “Morei na Itália dois anos, então aprendi italiano, trabalhei na televisão, o que me ajudou a desenvolver a parte comunicativa, ter desenvoltura para falar, morei nos EUA, então também falo inglês, falo espanhol”, conta.

Boca fechada

Manter a forma também não é tarefa fácil e para vencer o Miss Brasil e o Miss Universo, o corpinho das beldades têm que estar em forma. A candidata de Goiás contou que cortou os carboidratos, frituras e começou a fazer academia e pilates.

  • Rodrigo Capote/UOL

    Para manter o corpo, Bruna Michels, a Miss SP 2013, cortou todo tipo de carboidrato e doces

No entanto, tem miss que é premiada com uma boa genética, como a Miss Rondônia, que fez questão de dizer que não faz regime. “Não tenho tendência de engordar, então não faço”. Sorte a dela!

A candidata mineira diz que adora fazer exercício. “Inclusive sou uma das que têm mais corpinho, a gente vê muita menina magrela demais, e eu sempre tive corpo. Mudei minha atividade, só intensifiquei mais a parte da dieta e estética”, afirmou.

A paulista apenas continuou a rotina aeróbica que já tinha. “Primeiro, fiz muita academia. Corria uma hora por dia e fazia academia com personal mais uma hora. Na alimentação, cortei todo tipo de carboidrato e doce”.

Dicas

Determinação: todas as misses consultadas pelo UOL disseram que este é o ponto fundamental para qualquer garota que deseja entrar no mundo dos concursos de beleza que, segunda elas, é bastante concorrido e tem rotina puxada.

“Acordar sempre linda, com aquele pensamento de que tem que vencer: eu posso, eu quero, eu consigo. Foco, força e muita, muita fé, primeiramente”, aconselha a candidata de Sergipe. “Dar o melhor de si e ter orgulho do Estado que vai representar”, afirma a candidata potiguar. “A dica que dou sempre é que tem que sonhar, mas não adianta sonhar sozinha, tem que sonhar com a família, amigos e tem que ter apoio”, diz a paranaense.

“As meninas que sonham em ser misses, continuem sonhando, porque é lindo, maravilhoso, você conhece muitas coisas e pessoas, é uma coisa maravilhosa”, conta a barriga-verde. “Não esquecer que beleza é importante, mas não é tudo na vida, e saber que tem uma agenda muito cheia para cumprir e saber que existe também o lado social, que aliás é muito mais importante do que a beleza. É saber aliar tudo isso e levar para frente”, essas são as palavras da mineira.

A mato-grossense aconselha que as garotas não desistam do sonho: “se você tem um sonho, acredite, porque você vai alcançar. Você tem que acreditar no seu sonho, e correr atrás, que Deus vai fazer o resto”.

“Normalmente recebemos muitas críticas e isso acaba fazendo com que a pessoa desista do sonho, ou não queira correr atrás, ou se sinta rebaixada, humilhada, então digo a elas não desistam, corram atrás, sejam determinadas, tenham foco, porque vocês conseguirão chegar lá assim como eu cheguei mesmo não acreditando em mim muitas vezes”, completa a candidata de São Paulo.