Topo

Com Steven Tyler no júri e Mel B apresentando, Miss Universo 2013 será escolhida hoje

Do UOL, em São Paulo

09/11/2013 06h00

Neste sábado (9), acontece o Miss Universo 2013, em Moscou, na Rússia, ocasião em que a americana Olivia Culpo coroará a sua sucessora.

Jakelyne Oliveira, 20, natural de Rondonópolis, é a representante brasileira. Junto com a bela morena, mais 85 beldades disputam o título. Elas desfilarão em traje de banho, de gala e, escolhidas as finalistas, passarão pela temida entrevista. 

Duelo de beldades

  • Arte UOL

    Qual das 86 candidatas a Miss Universo 2013 tem o mais belo corpo? Compare e vote

Essa será a primeira vez em 62 anos de história que o concurso vai acontecer na Rússia. No Brasil, a emissora TNT --canal fechado-- vai exibir o concurso ao vivo a partir das 16h, já a Band passará um apanhado com os melhores momentos às 22h15. O UOL vai acompanhar todos os lances com os comentários e análises exclusivos do especialista Evandro Hazzy, missólogo e coordenador técnico no Miss Brasil. Como preparador de misses no Rio Grande do Sul, conseguiu eleger oito beldades de 13 que foram orientadas por ele, portanto, experiência em misses é o que ele mais tem.

Melanie Brown, mais conhecida como Mel B, integrante do extinto grupo Spice Girls, vai ser uma das apresentadoras, ao lado de Thomas Roberts, jornalista da emissora americana "MSNBC".

Pelas leis antigays vigentes no país, Andy Cohen --que é assumidamente homossexual--, e que foi apresentador do concurso no ano passado, declinou do convite para apresentar o certame deste ano. À época, ele disse: "as políticas discriminatórias fazem o país inseguro para gays que moram lá, e gays que vão trabalhar ou visitar. A lei é que qualquer um sob suspeita de homossexualidade pode ser preso".

Pelo segundo ano seguido, Jeannie Mai será a repórter que ficará nos bastidores do concurso. A atração musical ficará por conta da banda "Panic! At The Disco" e do artista Emin.

Entre os jurados, destaca-se a participação do cantor Steven Tyler, do Aerosmith, além do chef Nobu, Tara Lipinski, Carol Alt, Anne V, Farouk Shami, Italo Fontana e Philip Kirkorov.

Desde o dia 28 de outubro, os internautas tiveram a missão de escolher uma semifinalista do certame. A votação foi até esta sexta-feira (8) e o resultado será divulgado ao vivo. No dia 5 de novembro, aconteceu a tradicional Competição Preliminar, em que um júri mais técnico escolhe as semifinalistas que somente são reveladas na final.

Curiosidades de miss

  • Arte UOL

    Conheça misses que se envolveram em escândalos e até perderam a coroa

Apenas duas brasileiras já venceram o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcellos, em 1968. Será que chegou a nossa hora?

Miss Universo 2012

Quando a americana Olivia Culpo foi eleita Miss Universo, em 20 de dezembro de 2012 em Las Vegas (EUA), nem imaginava o quanto sua vida mudaria. A beldade contou ao UOL, por e-mail, as grandes mudanças e aprendizados que seu ano como mulher mais bela do mundo trouxeram.

"Durante meu reinado, pude servir de modelo e viajar pelo mundo", afirmou. A beldade também falou que não há um só momento de tédio como Miss Universo, por isso, os principais obstáculos que ela teve de enfrentar foram o cansaço, o jetlag --causado pelas inúmeras viagens-- e a falta de sono. A primeira coisa que ela fará quando coroar a sua sucessora é ir para casa, relaxar e curtir a família.

E a maior lição aprendida pela bela foi que mudar a vida de alguém não requer tanto esforço.