Topo

Miss Mundo 2014 acontece hoje, e Brasil tenta levar título que só ganhou em 1971

Do UOL, em São Paulo

14/12/2014 06h00Atualizada em 14/12/2014 12h56

A final do Miss Mundo 2014, que vai eleger a sucessora da filipina Megan Young, será realizado neste domingo (14). Ao todo, 121 beldades disputam o tão cobiçado título de mulher mais linda do mundo.

A mais cotada a colocar as mãos na coroa é a candidata da África do Sul, que aparece em primeiro lugar tanto na avaliação dos jurados como na casa de apostas.

O Brasil é representado por Julia Gama, que tenta quebrar o jejum do país de 42 anos sem vencer o concurso de beleza. A única brasileira a ser eleita Miss Mundo foi Lúcia Petterle, em 1971.

Gama não conseguiu aprovação na prova de Top Model, mas garantiu um lugarzinho na final da etapa de Beleza com Propósito. A brasileira também conquistou os corações dos apostadores e dos jurados da competição. Ela aparece em oitavo lugar nos dois rankings. É a favorita para vencer a disputa regional das Américas, saindo na frente do México e da Venezuela, que concentra o maior número de vencedoras no concurso Miss Mundo.  

Edição marcada pelo luto

A Miss Mundo Honduras, Maria Jose Alvarado, foi encontrada morta dias antes de viajar para Londres (Inglaterra) para participar do concurso. Ela e a irmã Sofía Trinidad desapareceram no dia 13 de novembro na cidade de Santa Bárbara.

As duas teriam viajado para comparecer ao aniversário do namorado de Sofía que, segundo as autoridades, é o autor do crime. Quatro pessoas foram indiciadas por envolvimento nos assassinatos.

A notícia abalou todas as candidatas ao Miss Mundo 2014, que prestaram uma homenagem a Maria José. Bastante emocionada, a representante brasileira, Julia Gama, pediu uma reflexão sobre prioridades e valores.

"Ao redor do mundo, no país de cada uma de nós, coisas dessas também acontecem e caem no esquecimento. Frente disso, gostaria de pedir um momento de reflexão para nossas prioridades e onde andam os nossos valores", disse a brasileira, que acrescentou: "É hora de parar, pensar e agir. Em nome de todos aqui presentes e dos brasileiros: Maria você nos deu mais um propósito para lutar."