Topo

Tabloide

Metade japonesa e metade indiana, orgulhosa Miss Japão enfrenta críticos

Lindíssima, orgulhosa e treinadora de elefantes - Toru Yamanaka/AFP
Lindíssima, orgulhosa e treinadora de elefantes Imagem: Toru Yamanaka/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/09/2016 11h47

O Japão será representado no Miss Mundo 2016 por uma jovem cuja mãe é japonesa e cujo pai é indiano. Priyanka Yoshikawa tornou-se a segunda candidata mestiça a vencer um concurso de beleza internacional.

E o que ela quer com o título? Promover a inclusão no Japão.

A jovem de 22 anos, que adora praticar kickboxing e é treinadora de elefantes, nasceu em Tóquio, mas também passou parte da sua infância na Índia e nos EUA.

Ela enfrentou uma onda de racismo na internet após vencer o concurso, com algumas pessoas perguntando por que o título não ficou com uma japonesa "pura".

Em 2015, Ariana Miyamoto venceu o Miss Japão Universo. Na época, ela também enfrentou dezenas de críticas que diziam que ela não era "japonesa o suficiente".

Fluente em japonês, Ariana teve de explicar que de fato representa a cultura do país. Nascida em Nagasaki e mestre em caligrafia japonesa, ela voltou à nação asiática após fazer o ensino médio nos EUA. O pai dela é afroamericano, e certamente ela não se parece com a média das japonesas (olhos bem puxados, cabelão liso e tal), assim como Yoshikawa.

"Antes de Ariana, as mestiças não podiam representar o Japão. Eu pensava isso também. Ariana me encorajou muito mostrando o caminho", contou a vencedora de 2016 à agência de notícias AFP.

"Quando voltei ao Japão todo mundo achava que eu era um germe... como se eles me tocassem e estivessem tocando em algo ruim. Mas sou grata porque isso me fez muito forte. Como Miss Japão espero poder ajudar a mudar essas percepções", disse Priyanka Yoshikawa. (Com Guardian)

Priyanka Yoshikawa, Miss Japão Mundo 2016 - Kim Kyung-Hoon/Reuters - Kim Kyung-Hoon/Reuters
Imagem: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Miss Goiás: "como miss você pode ser você mesma"

Tabloide