"Assombrações" podem ser sensações causadas por infra-som, diz pesquisa

Da Redação Em São Paulo

Reuters
Não se iluda. Ele não existe

Nada de susto, moçada. Sabe aquela sensação estranha, aquele arrepio na espinha que te faz olhar para o lado e comentar "acho que alguém andou no meu túmulo?" Pode até parecer coisa de fantasmas, espíritos e outras entidades, mas um estudo britânico garante: não é nada disso.

Cientistas do Reino Unido demostraram que os sons extremamente baixos conhecidos como infra-sons produzem uma série de efeitos incomuns nas pessoas - incluindo ansiedade, depressão e arrepios. Ou seja: nada de assombrações!

Durante as experiências, os "caça-fantasmas" britânicos produziram infra-sons por meio de uma flauta de sete metros e testaram seu impacto em 750 pessoas presentes a um concerto. Primeiro eles tocaram quatro trechos de música contemporânea ao vivo, incluindo alguns entremeados por infra-som, numa sala de concertos de Londres.

Depois, os cientistas perguntaram à platéia o que ela havia sentido ao ouvir a música. Os ouvintes não sabiam que trechos continham também os infra-sons, mas 22% deles relataram experiências incomuns quando eles estavam presentes nas músicas. Por "experiências incomuns" entenda que eles sentiram-se incomodados ou deprimidos, tiveram arrepios ou sentiram repulsa ou medo.

"Alguns cientistas sugeriram que este nível de som pode estar presente em alguns locais tidos como mal-assombrados e podem causar sensações estranhas nas pessoas, que elas atribuem a um fantasma. Nossas descobertas apóiam essas idéias", disse Richard Wiseman, psicólogo da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido).

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos