Quer uma dica para parar de fumar? Observe pontinhos piscando

Da Redação Em São Paulo

Folha Imagem
Nunca houve uma mulher como Gilda, mas se Rita Hayworth tivesse olhado pontinhos piscando ela não estaria fumando nesta foto

Fumar só é bom nos filmes, quando o galã pisca para a mocinha venturosa, acende um Silk Cut e solta aquele sorriso de lado para a câmera, prenunciando o "The End" e os créditos finais.

Mesmo assim, tem muita gente que fuma. A maioria, aliás, reclama que quer parar, mas não consegue (faz parte do charme). Então, aqui vai uma dica para você que já degustou seu "último" cigarro, mas eventualmente sente uma vontade irresistível de fumar: observe pontinhos piscando.

Achou estranho? OK, não é lá uma dica muito usual. Mas é séria. Estudos realizados por cientistas britânicos mostram que olhar para a imagem de pontinhos piscando num computador de mão pode ajudar os ex-fumantes (ou pretensos ex-fumantes).

Cientista britânicos, liderados por Jon May, desenvolveram um programa de computador que usa pontinhos que piscam, e estão trabalhando numa versão para palm tops, para que ex-fumantes possam se livrar do desejo por um cigarro.

O programa tem quadradinhos brancos e pretos que piscam cerca de mil vezes por segundo. A imagem interfere na parte da memória que é usada para a visualização mental, e que contribui para o desejo de fumar.

E você? Conhece alguma tática para largar esse vício? Ou fuma mesmo e nem pensa em parar? Conte aqui!

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos