Fabricante de cerveja guatemalteca processa AmBev por plágio de rótulo

Da Redação
Em São Paulo

"Faça cerveja, não faça guerra." Um dos lemas do editor do UOL Tablóide está sendo desrespeitado pela Cervecería Centroamericana de Guatemala. A companhia guatamalteca entrou com um processo contra a gigante brasileira Ambev, acusando-a de plagiar o estilo e as cores do rótulo do "Gallo", seu principal produto.

A AmBev começou a distribuir a sua cerveja, a Brahva, em meados de setembro, depois de investir cerca de US$ 50 milhões na instalação de uma fábrica no município de Teculután, 135 km ao leste da capital, Cidade da Guatemala.

Carlos Ronquillo, assessor jurídico da Cervecería, afirmou que as cores branca e vermelha, além dos detalhes visuais como o selo no pescoço da garrafa e a forma ovalada do desenho do rótulo que identifica a "Gallo", foram plagiadas pela firma brasileira.

O gerente de mercado da Ambev, Carlos Sluman, afirmou que os rótulos são diferentes e não têm nada em comum, mas avaliou que a reação da empresa guatemalteca é normal se for levado em consideração que a Ambev rompeu um monopólio de mais de 100 anos. "É evidente que encontraremos obstáculos em nossa entrada no mercado e ações para tentar restringir a livre escolha", afirmou.

Fonte: AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos