"Mulheres racionais? Só em Marte!", diz Maitena, de "Mulheres Alteradas"

PEDRO CIRNE e RODRIGO FLORES
Em São Paulo

Quem lê "Mulheres Alteradas", da argentina Maitena, percebe que ela sabe se posicionar diante dos homens. Em uma tira, uma mulher comenta "meu casamento durou cinco anos a mais do que devia". "Quanto tempo vocês ficaram casados?", pergunta uma amiga. "Cinco anos!"

Este exemplo pode dar a impressão de que, para Maitena, os homens são todos inúteis. Ela pode até ter razão, mas o editor do UOL Tablóide mostrou que toda regra tem exceção: poliglota, ele ajudou Maitena a escolher a sua cerveja durante o almoço em que esta entrevista foi concedida.

Todas as grandes - e pequenas - preocupações femininas passam pelos quadrinhos de Maitena. Ela sabe do que fala, e fala sem pensar duas vezes. A bela e simpática Maitena é uma porta-voz das mulheres de hoje. E entrevistá-la é uma rara oportunidade de tentar adentrar no enigmático, intricado e maravilhoso mundo das mulheres.

Reprodução
Esta é uma personagem da Maitena; lembra alguém que você conhece?
Editor do UOL Tablóide - Maitena, você é uma porta-voz das mulheres. Fala o que elas sentem, expressa o que vocês todas pensam. Por isso, eu vou ter, aqui e agora, a honra de assumir o difícil papel de porta-voz dos homens, para conversar contigo e ver se, finalmente, eu e os homens em geral conseguimos compreender o universo feminino.

Maitena -
Mas não tem que comprender as mulheres... tem que amá-las! As mulheres não têm manual de uso... exceto pelos meus livros!

Editor do UOL Tablóide - Muito bem. Então, aproveito para uma pergunta que atormenta muitos homens pelo mundo afora: por que toda mulher se acha gorda?

Maitena -
Não é nossa culpa! É porque há um bombardeio de imagens, na publicidade, e todas as modelos são anoréxicas. Qualque pessoa normal que coma alimentos será pelos menos 5 kg mais pesada do que elas. É por isso!

Editor do UOL Tablóide - Você é amiga do seu espelho?

Maitena -
Hummm... Temos nossos dias! Mas, geralmente, ele não é meu melhor amigo!

Editor do UOL Tablóide - Por que as mulheres gostam de "discutir a relação" no exato instante em que começa a rodada de futebol na TV?

Maitena -
Acabo de fazer uma história sobre isso! Chama-se "Quatro Assuntos pelos quais os Homens não se Interessam"... Mas, respondendo à sua pergunta: porque nós, mulheres, somos pentelhas.

Editor do UOL Tablóide - A-ha! Então, não é um problema dos homens!

Maitena -
Não! As mulheres é que não gostam de ver os homens satisfeitos, felizes! Mulher não é fácil... mas não seria prazeroso se fosse fácil! O homem vai, pega uma cerveja, liga a TV e abre um sorriso para assistir a uma partida de futebol. Como é que um homem consegue ficar feliz só com um sofá, uma cerveja e um jogo de futebol?

Editor do UOL Tablóide - O que os cientistas descobrirão primeiro: a origem do universo, como viajar no tempo ou o que se passa na cabeça de uma mulher?

Maitena -
A única coisa que me interessa é uma pílula que a mulher tome e suas pernas fiquem automaticamente depiladas. A origem do universo não me interessa nem um pouco... os pêlos da minha perna, sim!

Rodrigo Flores/UOL
"As mulheres não têm manual de uso... "; Maitena sabe do que fala!
Editor do UOL Tablóide - A senhora é uma porta-voz das mulheres. As mulheres falam antes do jogo, durante o jogo, depois do jogo, antes da novela, durante a novela, depois da novela. Se as mulheres falam tanto, por que elas precisam de uma porta-voz? Por que os homens não ouvem ou por que elas não sabem o que dizer?

Maitena -
Porque elas não dizem o que pensam!

Editor do UOL Tablóide - E o que passa na cabeça das mulheres, então?

Maitena -
Ah, é segredo! Mas algumas coisas estão nos meus livros...

Editor do UOL Tablóide - E você não corre perigo por sair por aí revelando os segredos femininos?

Maitena -
Os perigos também têm graça! Se não for perigoso, não tem graça!

Editor do UOL Tablóide - No filme "Melhor é Impossível", perguntam a Melvin Udall, o personagem de Jack Nicholson, como ele descreve tão bem as mulheres. A resposta é: "penso em um homem, e elimino qualquer traço de racionalidade e lógica dele". Ele está 100% ou só 99% certo?

Maitena -
Só 99%!!!

Editor do UOL Tablóide - Então existem mulheres racionais?!? Onde?!?

Maitena -
Bom, não são as mulheres que eu conheço! Mas dizem que, quando o homem chegar em Marte, ele encontrará mulheres racionais lá... Eu acho!

Editor do UOL Tablóide - Maitena, foi um prazer, mas a entrevista acabou. Você está livre!

Maitena -
Você que pensa...

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos