Cidade paulista cria Dia do Saci para concorrer com Halloween

Da Redação
Em São Paulo

Folha Imagem
O saci, em desenho de Monteiro Lobato

Indignados com a crescente presença da cultura norte-americana entre as crianças da pequena São Luís do Paraitinga (interior de São Paulo), os vereadores da cidade instituíram na quarta-feira o Dia do Saci, que será comemorado em 31 de outubro.

"A idéia é valorizar a cultura nacional que é tão rica e está sendo esquecida com a difusão da cultura americana", disse Marcelo Toledo, vereador e co-autor do projeto de lei, à agência de notícias Reuters. Segundo ele, a data comemorativa acontecerá no último dia da Semana do Saci, também aprovada na quarta-feira pela Câmara.

A escolha do dia foi proposital, já que em 31 de outubro é comemorado o Halloween (Dia das Bruxas) nos Estados Unidos, festa que a cada ano atrai mais crianças brasileiras.

"O objetivo foi chamar a atenção para o resgate de lendas do nosso folclore, como a do Saci, do Boitatá, da Iara, do Curupira e do Boto, especialmente nas escolas, para fazer uma oposição ao Halloween", disse Toledo.

Na data, a prefeitura da cidade, localizada a 170 quilômetros de São Paulo, no Vale do Paraíba, espera promover atividades como apresentações de peças com temas folclóricos, oficinas para confecção de bonecos e esculturas, tanto nas escolas como na zona rural, que segundo Toledo, também já sofre a influência da festa importada dos EUA.

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos