Pássaros raros comem peixes raros na Alemanha; União Européia é acionada

Da Redação
Em São Paulo

Amyr Klink/Divulgação
Cormorões: polêmicos

Uma espécie protegida de pássaro está devorando peixes raros no Estado alemão da Baviera e criando um dilema para as autoridades, que agora querem permissão para matar os pássaros, que já estiveram sob risco de extinção.

A população de cormorões - pássaros pretos com bico longo, especialistas em pesca e que conseguem ficar por até 30 segundos sob a água - está em mais de 6.000 no Estado alpino.

Eles estão se alimentando com espécies raras de peixes, entre eles o timalo, único da região.

Ansiosa por salvar os peixes de extinção, a Baviera pediu permissão ao governo federal para reduzir a população de pássaros, atirando nas aves ou pegando seus ovos. O Estado também está pedindo ajuda da União Européia.

"Como os pássaros migram de outros países, nós precisamos da decisão de toda Europa para isso", disse o porta-voz do Ministério do Meio Ambiente.

A população de cormorões está crescendo na Alemanha desde que sua espécie foi colocada sob proteção em toda a União Européia, no início da década de 1980, quando corria risco de extinção.

Sindicato dos pescadores: apoio
Pescadores do lago Chiemsee, na Baviera, um dos maiores da Alemanha, dizem que os pássaros estão interferindo em seus negócios.

"Cerca de 90% dos peixes do rio estão sob grande ameaça dos pássaros" disse Oliver Born, funcionário do sindicato dos pescadores do Estado da Baviera.

Grupo de proteção dos pássaros: protesto
"O plano deles não nos levará a lugar algum", disse Andreas von Lindeiner, do grupo de proteção dos pássaros da Baviera. "Não podemos destruir as colônias de pássaros."

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos