Cingapura celebra "Dia Mundial do Banheiro" pedindo mais limpeza

Da Redação
Em São Paulo


Adriana Elias/Folha Imagem
Feio, sujo, caindo aos pedaços: assim não
Reuters
Limpo, a descarga funciona: assim sim!!!

Não basta dar a descarga: tem que participar. Depois de colocar os banheiros de Cingapura entre os mais limpos do mundo, uma entidade local marcou na quarta-feira o "Dia Mundial dos Banheiros" pedindo mais higiene nos sanitários públicos.

A Organização Mundial dos Banheiros (OMB) foi criada há dois anos e visa a conscientizar o mundo sobre padrões de limpeza nos banheiros. Neste ano, a data criada pelo grupo foi celebrada com apelos para que as pessoas se manifestem contra banheiros sujos e mal projetados. Em 2004, a Organização realiza em Pequim uma Cúpula Mundial dos Banheiros.

Em média, de acordo com o grupo, cada pessoa vai ao banheiro 2.500 vezes por ano, o que significa que passa-se quase três anos da vida no toalete.

Para tornar a experiência mais agradável, os pais devem ensinar as crianças a "mirar" corretamente no vaso. Os assentos devem ser limpos antes e depois do uso, e descargas que não funcionam devem ser notificadas aos responsáveis pelo local.

"O que estamos tentando é romper um tabu acerca dos banheiros", disse Jack Sim, um dos fundadores da OMB. "Todo mundo fala do que entra no corpo e ninguém fala do que sai."

As mulheres, segundo ele, sofrem mais nos banheiros públicos. "Os homens simplesmente vão aos mictórios, abaixam o ziper, dispararam e acabou. Isso normalmente leva 32 segundos. Uma mulher pode levar três vezes esse tempo. Isso significa que uma fila pode se formar - e quando há fila é que tudo começa a ficar sujo."

Cingapura têm banheiros públicos que estão entre os mais limpos do mundo. Isso é possível graças a descargas automáticas e a multas para pessoas que não a apertam depois do uso.

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos