Saiba mais sobre dugongo e os pequenos dugonguinhos

Da Redação
Em São Paulo

AFP
Repita comigo: du-gon-go, du-gon-go, du-gon-go...

Você acordou nesta quarta-feira e entrou no UOL, como faz diariamente. Aí notou algo estranho: uma foto com um animal meio esquisito. Olhando bem, podiam ser três animais, e não um só. Aí você se perguntou: ei, o que está acontecendo aqui?

É o seguinte: pau pra toda obra, o multisciente editor do UOL Tablóide estava cuidando da home do UOL. Quando precisou escolher uma foto, ficou sensibilizado ao ver a que trazia uma dugongo fêmea amamentando seus pequenos dugonguinhos. E que, veja bem, não são meros filhotes: são os primeiros de sua espécie nascidos em cativeiro.

Pronto. Diante de uma foto com beleza plástica inquestionável como essa, o editor do UOL Tablóide não teve dúvidas: colocou-a no ar, considerou seu dever cumprido e partiu para a próxima.

Tsc, tsc.

O telefone não parou de tocar. Enquantos alguns elogiavam a foto, outros se perguntavam o que era um dugongo. E o editor do UOL Tablóide respondia: um animal mamífero. "Mamífero? Tem certeza?" "Sim! Inclusive os dois pequenos dugonguinhos estão mamando na foto!" "Ah, é..."

Então, aqui vai uma pequena explicação sobre o dugongo. Sua espécie é a Dugong dugon (sem brincadeira). Trata-se de um mamífero herbívoro, sirenídeo e dugongídeo. Agora, explicando a explicação:
herbívoro - é quem se alimenta de erva ou vegetais (é, eu sei que você já sabia essa, mas tem gente que não sabia, tá?);
sirenídeo - para resumir: com o corpo em forma de enguia;
dugongídeo - é a família de mamíferos herbívoros cujo único representante é o próprio dugongo (essa não ajudou muito, né?)

Então, além disso, podemos dizer que os dugongos se parecem com os manatis, mas têm a cauda bifurcada como a da baleia, poucos dentes molares e o lábio superior com fenda pequena. Ufa! Mais claro agora? Putz, você não sabe quem são os manatis? Lá vamos nós outra vez...

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos