Padre se nega a abençoar estátua de são Francisco: "este é são Pedro!"

Da Redação

J.Oliveira/Folha Imagem
A estátua polêmica (à esq.; à dir,
um transeunte despreocupado)
Polêmica em Canindé (126 km de Fortaleza). O frei Carlos Antônio se recusou a abençoar uma estátua de são Francisco, de 30 metros de altura. Seu argumento: não era são Francisco!

"As vestes franciscanas são mais lisas, enquanto as da estátua são mais ornamentadas. A cara também não é a do são Francisco. Parece mais com são Pedro", afirmou frei Carlos. "Não dá para abençoar estátua que não corresponde ao santo homenageado."

Para o escultor da imagem, Deoclécio Diniz, o Bibi, 64, são Francisco ficou, sim, um pouco diferente, mas não deixa de ser o mesmo santo. "O cabelo ficou um pouco maior, e a roupa, mais trabalhada, mas ficou um são Francisco muito bonito."

O turismo religioso é a principal atividade econômica de Canindé, com as frequentes romarias à catedral de são Francisco das Chagas. A idéia é que, com a estátua, a peregrinação de romeiros se intensifique. A estátua foi financiada pelo Ministério do Turismo, ao custo de R$ 500 mil.

A imagem de são Francisco em Canindé é da mesma altura que a do Cristo Redentor, do Rio, descontado o pedestal de oito metros que ergue a estátua carioca, e é maior que a de padre Cícero, em Juazeiro do Norte, que mede 25 metros de altura.

Fonte: "Folha de S.Paulo"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos