Buraco negro rasga estrela infeliz, come um pedaço e devolve o resto

Da Redação

Esses cientistas incríveis e suas descobertas maravilhosas. Um grande buraco negro rasgou uma estrela parecida com o Sol, engoliu um pedaço dela e lançou o resto na vizinhança, em um ato de gulodice cósmica flagrado por dois observatórios orbitais.

Achou essa notícia estranha? Veja a explicação de Stefanie Komossa, líder da equipe internacional de pesquisadores que detectou o evento: "Esta estrela infeliz simplesmente saiu passeando pelo bairro errado".

A estrela destruída provavelmente escapou de sua rota e caiu no caminho do buraco negro, segundo os astrônomos que usam o Observatório Chandra de Raios-X, da Nasa, e o Observatório XMM-Newton de Raios-X, da Agência Espacial Européia.

Tudo isso aconteceu muito longe da Terra, na constelação de Virgem, mas pode ter implicações na nossa Via Láctea, que, como a maioria das galáxias, contém um buraco negro no seu centro.

Para nossa felicidade, pesquisas recentes indicam que nosso Sol não está próximo o suficiente do buraco negro da Via Láctea para ser tragado por ele. Resta torcer para que ele, em um possível acesso de tristeza, não siga o caminho suicida de sua distante -e hoje falecida- amiga "estrela infeliz".

Quer entender o que aconteceu? Leia aqui no UOL Inovação a explicação completa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos