Astrônomos eufóricos: estrela terá filhotes planetários

Da Redação

Assistir a um parto é um privilégio. Principalmente se os filhotes forem... planetas!

Astrônomos norte-americanos estão comemorando a possibilidade de assistir a este parto de proproções astronômicas.

A "mãe" em questão é a estrela anã AU Microscopium - AU Mic, para os íntimos. Ela fica a "apenas" 33 anos-luz da Terra, o que favorece a observação dos curiosos astrônomos.

"Infelizmente, não podemos voltar no tempo e observar nosso próprio sistema solar", afirmou Michael Liu, da Universidade do Havaí. "Como a AU Mic é tão próxima da Terra, ela nos fornece uma oportunidade especial de examinar a formação do planeta com grande detalhe."

Como se percebe uma estrela "grávida"?
Os cientistas notaram evidências de um disco de poeira orbitando a estrela - um disco como aquele que supostamente formou o próprio sistema solar. E dentro desse disco se destaca um feixe, o que sugere que um planeta começou a se formar, agregando parte da poeira.

Liu e seus colegas usaram os telescópios do monte Mauna Kea, do Havaí, para encontrar o jovem sistema planetário - muito mais próximo do que eles imaginavam.

Em artigo no site Science Express, da revista "Science", a equipe de Liu disse que a AU Mic é extremamente jovem, apenas uns 12 milhões de anos - o Sol tem 4,6 bilhões.

Quer entender melhor? Clique aqui!