Aparelho faz diagnóstico pelo cheiro do... cocô

Da Redação

Beto Barata/Folha Imagem
Esta obra do artista plástico Siron Franco, composta de milhares de fezes feitas de resina, madeira e serragem, deve ser mantida longe do aparelho
Esses cientistas e suas descobertas maravilhosas. Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, criaram um equipamento capaz de identificar o tipo de infecção de um paciente com diarréia a partir do cheiro do cocô.

De acordo com artigo publicado pela revista "Nature", o diagnóstico demora apenas uma hora, o que pode ser decisivo em casos de doenças como cólera ou febre tifóide. Os testes tradicionais costumam demorar alguns dias para ficarem prontos.

Diarréias podem ter como causa vírus, bactérias ou parasitas. Cada tipo de infecção libera substâncias químicas diferentes que podem ser identificadas a partir dos gases emitidos pelas fezes.

O aparelho já foi testado com sucesso para diagnóstico de 35 pacientes, mas ainda deve passar por novos testes antes de ser comercializado. Sua principal desvantagem é o preço: cerca de "módicos" US$ 19 mil.

Fonte: Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos