Arte moderna é isso aí: conheça Malevitch, o pintor suíno mais famoso da Rússia

Da Redação

AFP
Malevitch tenta acertar a tela com seu pincel e, repare bem, faz a maior porcaria
Arte moderna e abstrata já é algo que o editor do UOL Tablóide desconfia. Aquele monte de riscos, traços e rabiscos, as explicações intermináveis sobre o conceito da "pintura-escultura-instalação", o ar "vocês não me entendem" dos artistas e, principalmente, os preços estratosféricos de cada obra.

Tudo isso para dizer o seguinte: agora porcos, corvos e escargots pegam pincéis e cinzel, são batizados com nome de artistas plásticos renomados e são levados a sério quando o assunto é expressão artística. Tudo isso no museu biológico Timiriazev, em Moscou.

"Nós temos dois porcos, Picasso e Malevitch. O primeiro é um artesão, ele trabalha de maneira repetitiva e faz sempre a mesma coisa. O segundo é um verdadeiro artista", diz Ilia Krasnov, organizador do projeto.

Os escargots de Krasnov foram classificados como "pós-modernistas". Já o corvo Rembrandt é conhecido por sua intensa concentração antes de pintar.

Ao olhar uma tela de Malevitch (o porco, e não o abstracionista russo), a apresentadora de televisão Svetlana Konneguen não se conteve: "Eu sonho em chegar a este nível de porco". Vá treinando, Svetlana.

Fonte: AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos