Piadas sobre loiras tornariam seu raciocínio lento, diz estudo

Da Redação

Um teste feito pela Universidade Internacional de Bremen (Alemanha) traz uma conclusão polêmica: mulheres loiras reagem aos testes de inteligência mais lentamente depois de ler piadas sobre sua suposta estupidez.

Cerca de 80 mulheres com cabelos de várias cores tiveram sua capacidade mental testada para trabalho rápido e preciso em uma série de testes psicométricos. Metade das voluntárias tiveram que ler piadas sobre loiras, como "Por que as loiras abrem os potes de iogurte ainda no supermercado? Porque está escrito 'abra aqui' na tampa", antes de fazerem o teste

Segundo a psicóloga social Jens Forester, nenhuma loira acredita ter uma capacidade intelectual um tanto quanto reduzida. "Mas, depois de serem expostas a estereótipos sociais negativos sobre elas, as loiras foram mais lentas nos testes", afirmou.

Para Jane, o resultado do teste pode ser visto de duas maneiras. "Quando as pessoas ouvem que não conseguem fazer bem um trabalho, elas trabalham mais lentamente, porém com mais cautela, para tentar cometer menos erros. Além disso, o estudo mostra que mesmo preconceitos sem fundamentos podem afetar a confiança de alguém".

O editor do UOL Tablóide pergunta: será que fizeram o mesmo tipo de "desestímulo" com as ruivas e morenas? Hein, hein?

Se você tem os cabelos loiros, morenos, ruivos, castanhos, acobreados ou mesmo azuis, como a Marge Simpson, não se acanhe e vá dizer o que pensa nas tribunas do editor do UOL Tablóide em seu blog ou fotoblog.

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos