Quadros pintados por Congo, o Cézanne dos Chimpanzés, são leiloados por 21.000 euros

Da Redação

Sabe quando o filhinho de 3 anos lambuza-se de tinta e pinta tudo o que vê pela frente, começando pelo papel sulfite e terminando pela cortina, o tapete e o vestido de gala da mãe? Sim, ele está fazendo arte, mas não só arte no sentido de travessura. Ele está fazendo arte contemporânea, internauta - e que pode valer muito dinheiro, inclusive.

EFE 
Congo, o Cézanne dos Chimpanzés, estava realmente inspirado neste dia
Antes de seguir a leitura, veja as manchas ao lado. Sim, trata-se de um quadro abstrato. Mais do que isso: um quadro abstrato feito por um chimpanzé. Isso mesmo: um chim-pan-zé. O nome dele? Congo. Mais do que um nome, o já falecido Congo tinha fama e era conhecido como o Cézanne do mundo animal.

Congo, o Cézanne dos Chimpanzés, obrou o quadro ao lado em 1957. Aparentemente, a tela não tem nome - ou, se tinha quando foi feita, ninguém o entendeu quando foi pronunciado pelo habilidoso símio.

Nos anos 50, Congo, o Cézanne dos Chimpanzés, pintou cerca de 400 quadros abstratos estimulado por seu mentor, o zoólogo britânico Desmond Morris, defensor do condutismo no mundo animal. O simiesco artista era um assíduo de seu programa de televisão Zoo Time.

Morris, também conhecido por seu bem-sucedido livro "The Naked Ape", estava convencido de que os primatas poderiam entender alguns dos elementos da arte humana e incitou Congo, o Cézanne dos Chimpanzés, a modelar seus instintos.

Décadas depois, Congo, o Cézanne dos Chimpanzés, ainda tem fama. E um lote de seus quadros pintados foi vendido nesta segunda-feira por cerca de 21.000 euros (algo como R$ 60.700) em um leilão feito na casa Bonhams, de Londres.

O Editor do UOL Tablóide não entende nada de "arte contemporânea" e, pra ser sincero, acha que vai morrer sem entender.

Fonte: UOL Bichos

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos