Rei da Pizza morre na Itália

Da Redação

O mundo da pizza perdeu um de seus mais ilustres pizzaiolos. Hoje, em Nápoles, foi enterrado Vincenzo Pagnani, o rei da pizza napolitana, proprietário da centenária pizzaria Brandi.

Vincenzo começou como ajudante de Pasquale Brandi e herdou a pizzaria ainda jovem. Dos fornos da Brandi nasceu uma das mais famosas redondas, em homenagem à rainha Margherita de Savóia. Na frente da pizzaria, uma faixa lembra o acontecimento: "Há cem anos nascia a pizza margherita. 1889-1989".

Vincenzo deixa um séquito de fãs famosos -- e órfãos de suas redondas. Entre as personalidades que freqüentavam a pizzaria, estão o primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi, os príncipes Alberto de Monaco e Emanuele Filiberto de Savóia.

O simpático proprietário tinha o hábito de receber de maneira especial os seus clientes famosos, mimando-os com presentinhos improvisados. Chelsea Clinton, filha do ex-presidente norte-americano, recebeu como lembrança uma porcelana recheada de chocolates tradicionais.

Vincenzo tinha 69 anos e morreu de infarto. Se hoje a sua pizza vier com azeitonas pretas em vez de verdes, pode saber: é sinal de luto.

Fonte: Agência ANSA

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos