Homem diverte-se mais com desgraça alheia que mulher, diz estudo

Da Redação

A Tia do Editor do UOL Tablóide sempre falou: "pimenta no olho dos outros é refresco". E finalmente alguém resolveu levar a sério.

Um estudo do University College, de Londres, apresentou como a primeira evidência científica da alegria que se sente com a desgraça alheia. E mais: segundo os estudiosos britânicos, os homens vencem as mulheres nesse quesito.

Reuters 
De que desgraça alheia será que ele está rindo, hein?
Usando técnicas de mapeamento cerebral, os pesquisadores compararam como homens e mulheres reagiam ao verem outras pessoas sentindo dor.

Se o sofredor era alguém de quem se gosta, áreas do cérebro ligadas à empatia e à dor eram ativadas em ambos os sexos. Mas as mulheres tiveram uma reação semelhante quando não gostavam da pessoa submetida à dor, enquanto os homens ativavam a área do cérebro responsável pelo sentimento de recompensa.

Vingança é um prato que se serve frio
O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, 32 voluntários de ambos os sexos jogavam um jogo no qual trocavam dinheiro com quatro outras pessoas, que eram atores agindo sob orientação.

Os atores encarnavam personagens justos, que devolviam a mesma quantia recebida, ou injustos, que devolviam pouco ou nada do dinheiro entregue.

Na segunda parte do experimento, os voluntários foram colocados em máquinas de mapeamento cerebral e observaram os atores recebendo choques elétricos leves, semelhantes a picadas de abelhas.

Os cientistas mediam a reação dos voluntários nas áreas do cérebro associadas à dor, à empatia e à recompensa. Além disso, os voluntários responderam a questionários. Os homens admitiram um desejo de vingança muito superior ao das mulheres e um sentimento de satisfação ao ver a punição de alguém desleal.

Fonte: Reuters

ps - Aproveite estas férias que parecem eternas (mas não são, infelizmente) e conheça o UOL Tablog, o blog do Editor do UOL Tablóide!

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos