Cientistas explicam por que as pessoas gostam de novelas

Da Redação

  • [creditofoto]

    Pois é, Gianecchini. Eu também pensei que as pessoas assistissem à novela por causa da Cláudia Abreu

    Pois é, Gianecchini. Eu também pensei que as pessoas assistissem à novela por causa da Cláudia Abreu

Finalmente a ciência explicou o que todo mundo já sabia. Pesquisadores britânicos provaram por A mais B que o ser humano tem uma predisposição natural para gostar de novelas e fofocas sobre a vida das celebridades.

Segundo os picar..., quer dizer, pesquisadores, testes com voluntários mostraram que as pessoas tinham dificuldades para lembrar de informações meramente descritivas sobre indivíduos ou seu ambiente. Por outro lado, guardavam na ponta da língua as fofocas envolvendo decepção, infidelidade e romance.

Para os cientistas, a possível razão é que descobrir a vida privada e as interações de outras pessoas é um mecanismo de sobrevivência chave. Eles alegam que o Homo sapiens é uma espécie que vive em grupos, portanto é essencial para os indivíduos aprenderem o que outros membros da tribo estão fazendo e o que isto significa em termos de riscos e interesse.

Esta necessidade de saber o que vai acontecer pode explicar a popularidade duradoura das novelas e da indústria da fofoca, acreditam os cientistas.

O Editor do UOL Tablóide respeita essa importante descoberta científica e presta um serviço de utilidade pública. Veja abaixo resumos do capítulo de hoje de algumas novelas.

Belíssima (Globo, 21h)
Júlia fala para Vitória que não houve problema com o dinheiro da herança e que ela agora é dona da Physical, entre outros imóveis. André é obrigado a ceder à chantagem de Érica. Cemil não agride Alberto e chama-o de covarde por bater num empregado. Os outros funcionários ficam indignados com Alberto. Guida fala que só vai entregar o testamento quando a cópia do contrato vier do cartório. Érica tenta falar com Júlia para pedir dinheiro. Júlia se recusa a receber Érica e a manda falar com Alberto. Érica sente-se humilhada. Júlia confessa para Gigi que ficou arrasada por ter destratado Érica. Gigi diz que Érica não é uma boa pessoa. A atendente da agência promete mandar Suzi para um desfile no Egito. Suzi e Maria João ficam animadas. Tadeu combina de ir numa rave com Soraya e pede que Nikos não deixe que Taís descubra. Alberto deixa claro para André que ainda espera sua ajuda para conquistar Mônica. Fladson foge de Tosca para se encontrar com Dagmar. Narciso convida Taís para jantar e ela aceita. Alberto diz para Mônica que Cemil mentiu. Ester e Freddy chegam para o jantar. Vitória conta para Pascoal que está pensando em comprar uma casa simples na rua dele.

Mariana da Noite (SBT, 21h)
Inácio explica para Mariana que na noite anterior estava delirando por causa da febre alta e não percebeu que era Márcia quem estava a seu lado. Mariana vai embora chorando. Camilo beija Tati mas logo se arrepende e pede desculpas. Tati dizque está muito feliz com o beijo e corre para contar a Lupe. Márcia diz a Atílio que passou a noite com Falcão e tem certeza que quando contar para Mariana ela vai terminar seu relacionamento com ele. Atílio agradece à irmã e diz que ela lhe fez um grande favor. Inácio, desesperado, pede a Lucrécia que convença Mariana de que a ama e que Márcia se aproveitou que estava semi-consciente para passar a noite com ele. Lucrécia promete ajudá-lo. Tati pergunta a Isabel se um dia chegar a se casar se seus filhos poderiam herdar a loucura de Maria Lola. Isabel pede à sobrinha que não pense nessa possibilidade e diz estar feliz por vê-la feliz. Mariana chora diante do túmulo da mãe.

Floribella (Bandeirantes, 20h10)
A banda se prepara para o show beneficente. Sem que Christian saiba, Olívia participa do show. Tramando contra as crianças, Pacheco as leva para o show. JP se veste de hippie para encontrar Marina. Joca e Renatinha desconfiam que Pacheco não esteja levando-os para o show. Para surpresa de Evaristo, Dr. Grimberg (Júlio Levi) diz que o mordomo está apaixonado. Durante o intervalo do show, Olívia diz a Betinho que ela cantava em um coral na Alemanha. Os dois ficam no maior clima e quase se beijam. Christian chega de surpresa e desconfia, mas os primos disfarçam. Pacheco e Malva abandonam Joca e Renatinha em uma rua sinistra. Helga diz para Evaristo que todos no Brasil têm direito a uma folga por semana. O mordomo procura Conde para que este lhe dê a folga. Máximo decide procurar Roberto Carlos, que na verdade é Luiciano disfarçado, para se interar sobre as leis brasileiras. Sozinhos e assustados, Joca e Renatinha tentam achar o caminho de volta para casa. Ao chegarem no local do show, Máximo e Delfina vêem Flor e Roberto Carlos dançando juntos. Delfina fica com ciúmes e Conde fica encantado com a voz de Flor.

Fonte: AFP e Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos