Matemática pura: hoje, sexta-feira, 23 de junho, é o dia mais feliz do ano, diz psicólogo

Da Redação

Não é à toa que você está com esse sorriso no rosto: hoje, sexta-feira, 23 de junho, é o dia mais feliz do ano, segundo os cálculos feitos por um especialista em felicidade da Universidade de Cardiff, Gales, no Reino Unido.

Cliff Arnall, que é especialista em desordens emocionais, disse à agência de notícias AFP que recolheu informações por 15 anos.

"As pessoas de todas as nacionalidades experimentam momentos de felicidade quando se reúnem com seus amigos ou familiares e estabelecem relações sociais. Elas precisam dessa proximidade emocional", afirmou Arnall, explicando que entrevistou informalmente cerca de 3.000 pessoas de dez países e todos os continentes.

O especialista utilizou a seguinte equação em seus cálculos:

O + (N x S) +Cpm/T +He = ... 23 junho

O "O" representa as atividades externas, o "N" a natureza, o "S" a interação humana, o "Cpm" as recordações de infância ligadas ao verão, o "T" as temperaturas e o "He" as férias. "Também escolhi esta sexta-feira porque é um dia antes do final de semana e muita gente tem férias programadas."

De acordo com o acadêmico, que tem 15 anos de experiência em administrar terapias de controle de estresse, o clima tem um papel muito importante em como as pessoas se sentem.

No Reino Unido, por exemplo, as recordações mais felizes estão ligadas a dias ensolarados.

Arnall também calculou qual foi o dia mais triste do ano: uma segunda-feira de inverno (no hemisfério Norte), dia 23 de janeiro, em função do frio, das faturas depois das compras de Natal e a volta ao trabalho.

O Editor do UOL Tablóide confessa que não entendeu patavinas da tal equação apresentada, mas concorda que após o show de bola na goleada sobre o Japão, ontem, os brasileiros estejam tão felizes.

Fonte: AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos