Jane Borges, de Goiânia, é a nova Miss Brasil Mundo

Rodrigo Flores
De Curitiba (PR)

Pedro Cirne
De São Paulo

A estonteante Jane Borges, de Goiânia, será a representante brasileira no próximo Miss Mundo, que acontece em setembro na Polônia. Jane conquistou o direito de participar do concurso ao vencer o Miss Brasil Mundo na tarde deste domingo (30), em Curitiba (PR).

Rodrigo Flores/UOL 
Jane sorri ao ser coroada Miss Brasil Mundo
Na final, Jane superou Vanessa de Jesus, de Cuiabá, que ficou com a segunda colocação, e Tamara Almeida Silva, de Ouro Preto, que terminou em terceiro. Chegaram ainda à fase decisiva Clarissa Caetano, de Pinhais, e Mariana Bridi, de Guarapari.

O concurso Miss Brasil Mundo foi criado neste ano para definir a brasileira que participará do Miss Mundo. Até o ano passado, qualificava-se para a competição internacional a segunda colocada no Miss Brasil.

O concurso
Quarenta e uma beldades disputaram a primeira edição do Miss Brasil Mundo. Isso foi possível porque, diferentemente do que tradicionalmente acontece nos concursos nacionais de beleza, cada candidata representava um município, e não um Estado.

Durante uma semana elas foram avaliadas por um júri especializado, que pré-selecionou 22 semifinalistas. Foram elas as representante de: Três Lagoas, Astorga, Niterói, Vitória, Jandaia do Sul, Venâncio Aires, Maringá, Porto Alegre, Pinhais, Balneário Camboriu, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Goiânia, Joinville, Jaboatão dos Guararapes, Florianópolis, Palotina, Brasília, Curitiba, Ouro Preto, Toledo, Cuiabá e Umuarama. Ufa!

Outras duas vagas foram definidas nos quesitos "trabalho social" e "prova de talentos". A miss Astorga qualificou-se por suas atividades voluntárias com mulheres carentes em sua cidade, e a candidata de Três Lagoas requebrou no samba e foi eleita a mais talentosa.

Após a apresentação das 41 misses inscritas, foram anunciados os nomes das 24 semifinalistas, que desfilaram em trajes de banho. Ou melhor, de biquíni. (Nota do Editor do UOL Tablóide: o termo "traje de banho" não faz o menor sentido, já que ninguém entra debaixo do chuveiro de roupa, certo?)

O júri restringiu então a 10 o número de candidatas na disputa. Seguiam com chances as misses de Goiânia, Joinville, Guarapari, Maringá, Astorga, Cuiabá, Pinhais, Balneário Camboriu e Ouro Preto. A última seleção aconteceu com as beldades em trajes vermelhos de noite.

A vencedora Jane Borges viaja em setembro para Varsóvia, na Polônia, onde disputa no dia 30 o Miss Mundo. A única brasileira a vencer o concurso foi Lucia Tavares Petterle, em 1971.

O Editor do UOL Tablóide, famoso por sua isenção, já coloca Jane como uma das favoritas ao título na Polônia.

O jornalista Rodrigo Flores viajou a Curitiba a convite da organização do Miss Brasil Mundo.


Veja também:

Conheça as candidatas que concorreram ao Miss Brasil Mundo

Como é o trabalho de um jurado em um concurso de miss? O Editor do UOL Tablóide conta

Depois de um fim de semana de beleza, Editor do UOL Tablóide quer filme de Steven Segall

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos