Homem de olhos azuis prefere mulher de olhos azuis, diz estudo

OSLO (Reuters) - Homens de olhos azuis preferem mulheres que também tenham olhos azuis, disseram pesquisadores noruegueses nesta segunda-feira.

Num país que não pode contar com a ajuda de Ratinho na requisição de testes de DNA, os pesquisadores apontam uma forma de o norueguês economizar. "Antes de requisitar um teste de paternidade, olhe por alguns minutos para a cor dos olhos de seus filhos", disse no estudo Bruno Laeng e seus colegas da Universidade de Tromso. Pelas leis da genética, pais com olhos azuis terão sempre filhos de olhos azuis, cita o estudo. De maneira que um homem de olhos azuis pode saber se sua esposa ou parceira o traiu se o filho tiver olhos castanhos.

Os cientistas pediram a 88 estudantes que classificassem a atração que sentiam por modelos, com base em fotografias manipuladas. Nas imagens, metade das mulheres tinha olhos azuis, e a outra metade tinha olhos castanhos. Os homens de olhos azuis no grupo mostraram preferência por mulheres de olhos azuis. Mas homens de olhos castanhos, que não podem encontrar dicas de paternidade a partir da cor dos olhos de uma criança, não mostraram preferência por cor dos olhos. As mulheres também não mostraram preferência entre homens de olhos azuis ou castanhos, independentemente da cor de seus próprios olhos.

"Homens de olhos azuis aprenderam inconscientemente a dar valor a um traço físico que possa facilitar o reconhecimento de seus próprios parentes", afirmaram os cientistas no jornal Ecologia Comportamental e Sociobiologia, atribuindo a preferência à seleção natural.

Sem querer negar os avanços da ciência evolutiva, o editor do UOL Tablóide, que tem um olho de cada cor, informa que prefere as norueguesas que tem olhos azuis e das japonesas que tem olhos escuros.

Fonte: Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos